Diário de Inovações completa 1 ano e coleciona histórias transformadoras - PORVIR
Crédito: karandaev / Fotolia.com

Inovações em Educação

Diário de Inovações completa 1 ano e coleciona histórias transformadoras

Seção do Porvir já soma 47 relatos de professores de redes públicas e particulares que mudaram a maneira de ensinar

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 14 de outubro de 2015

Lançada exatamente há um ano, a seção Diário de Inovações comemora seu primeiro aniversário colecionando 47 histórias de professores que fogem do lugar comum e, graças a um trabalho inovador, conseguem mobilizar alunos, escolas e a comunidade onde vivem. Ao contar em detalhes como tiraram do papel projetos em diferentes realidades (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior), eles têm a chance de inspirar diversos outros colegas de profissão.

É comum ver as publicações superarem a casa de 1 mil compartilhamentos em redes sociais e as áreas de comentários se tornarem um ambiente colaborativo onde experiências são trocadas como em um café no corredor da escola. Como o Porvir é um site com conteúdo livre, que pode ser reproduzido por qualquer pessoa, uma estratégia bem-sucedida para uma aula de matemática, por exemplo, pode continuar sendo disseminada em outros sites, grupos de redes sociais e fóruns.

Seja com a ajuda da tecnologia ou com muita criatividade, os projetos que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem fazem um enorme sucesso. Para conseguir isso, no entanto, não há uma receita pronta e as soluções podem envolver materiais reciclados, educomunicação, jogos online e off-line, tablets, smartphones e até levar um carro para o pátio durante uma aula de física. Uma coisa parece certa: é preciso arregaçar as mangas e, em muitos casos, aprender a lidar com greves, a desconfiança de colegas e a falta de infraestrutura para conseguir despertar o interesse dos alunos. Os benefícios vão além da sala de aula, com alunos melhorando o relacionamento entre si, com o entorno onde vivem e até no mundo virtual.

Buscando ser cada vez mais plural, a seção Diário de Inovações já está em 15 estados e no Distrito Federal, colecionando tanto relatos vindos de educadores do ensino público quanto do privado. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o Distrito Federal lideram a lista de participações. Clique sobre o nome dos professores no mapa abaixo e veja o link para seus respectivos relatos. Para participar da seção Diário de Inovações, basta preencher um formulário contando como você inovou em sala de aula.

 


TAGS

educação mão na massa, educomunicação, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x