"Educação presente para o futuro" debate tecnologia na escola
Crédito: Divulgação/ProsaPress

Inovações em Educação

Documentário debate avanços da tecnologia na escola

Ferramenta que potencializa o engajamento e o protagonismo do estudante, tecnologia nas escolas também pode promover ativismo para um futuro melhor, como mostram práticas reunidas no filme, com acesso gratuito

por Mariana Rossi ilustração relógio 17 de outubro de 2022

O documentário “Educação presente para o futuro”, que discute como a educação formal deve se atualizar diante de tantos avanços da tecnologia para ajudar crianças e jovens a lidarem com uma sociedade cada vez mais conectada, está disponível gratuitamente no YouTube. O filme também chegou ao catálogo do Globoplay neste final de semana, em comemoração ao Dia dos Professores.

Dirigido pela documentarista e especialista em inovação Patricia Travassos, com curadoria técnica de Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, o documentário apresenta seis jovens ativistas, entre 15 e 21 anos, selecionados por suas atuações em causas sociais e ambientais para pensarem juntos sobre o futuro da educação.

A narrativa traz, ainda, projetos premiados de escolas públicas e particulares de diferentes regiões do país, que adotaram metodologias ativas ligadas à tecnologia, como a gamificação, o aprendizado baseado em problemas e a educação midiática e empreendedora.

Para Patrícia, o documentário coloca a tecnologia no seu devido lugar: a serviço dos estudantes. “Para que os alunos não se tornem reféns de dispositivos eletrônicos, eles precisam ser ensinados desde cedo não só a lidar com essas novas ferramentas, mas  também como tirar o melhor proveito delas para ganhar potência”.

A diretora acredita no potencial da tecnologia para colocar os estudantes como protagonistas de seu próprio aprendizado e para fortalecer o ativismo e a capacidade de transformar o presente num futuro mais diverso, mais responsável e mais justo. “Os estudantes hiperconectados são muito estimulados a se engajarem em causas coletivas. E aí, quando atitudes positivas se encontram com a tecnologia, a mágica acontece e os resultados são potentes”, complementa Patrícia.

Relacionadas

Como é transformar o presente e construir o futuro da educação?

ACESSAR

Realidade virtual como ponto de partida para a inclusão de estudantes

ACESSAR

Estudo apoia gestores na definição de velocidade de internet para escolas

ACESSAR

TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x