Economia para além dos muros da universidade - PORVIR

Inovações em Educação

Economia para além dos muros da universidade

Prêmio Econoteen de Ensaios aproxima estudantes da rede pública estadual do Departamento de Economia da FEA-USP

por Redação na Rua ilustração relógio 3 de agosto de 2012

Por Felipe Blumen, do Catraca Livre

Diminuir a distância entre os estudantes da rede pública de ensino e as universidades que constam nas listas das melhores do país e do mundo não é uma tarefa fácil. Criado pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o Projeto Econoteen tem como meta fazer essa aproximação.

Tendo consciência de que o ensino de economia é altamente restritivo e que a maioria dos seus estudantes vem de escolas particulares, a instituição criou o Prêmio Econoteen de Ensaios como base de todo o projeto. No concurso, destinado aos estudantes da rede pública estadual, os jovens são apresentados ao pensamento econômico, tendo a oportunidade de aprender, refletir e transformar suas próprias conclusões em um ensaio.

Para isso, a organização disponibiliza aos estudantes um material com informações básicas do pensamento econômico, como os termos e conceitos importantes para o desenvolvimento do ensaio. Também é exigido que o participante forneça o contato de um professor de referência, que deve apoiá-lo.

crédito Serges Khackimullin / Folotila.com

Os ensaios são avaliados por uma comissão de professores do departamento e os melhores são premiados com diferentes quantias de dinheiro. O primeiro lugar ainda ganha uma bolsa de estudos no Cursinho FEA-USP.

Resultados

Apesar dos prêmios, o processo é o que garante, na opinião de Tainá Pacheco, aluna do segundo ano de economia na FEA e responsável pela monitoria do projeto, bons resultados ao Econoteen. “Nosso objetivo é desmistificar a economia para o estudante do ensino público, que pode se sentir intimidado com a linguagem dos jornais e revistas econômicas”, explica. “E vem dando certo. A maioria dos participantes chega ao ensino superior, muitos na área de Economia.”

Os números do Econoteen confirmam uma evolução. A primeira edição do concurso, criado em 2007, contou com 80 inscritos. No V Prêmio Econoteen de Ensaios, de 2011, este número subiu para 482. “A tendência é que continue aumentando”, diz Tainá. “Isso significa, para nós, um avanço significativo.”

Os temas escolhidos para os ensaios são atuais e próximos dos estudantes. Na edição de 2011, por exemplo, foi levantada a questão dos impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. A edição deste ano pergunta como a educação pode ajudar para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Derrubando muros

Em tempos de instalação de catracas nas universidades, ainda há pessoas que pensam em quebrar barreiras institucionais. “Acreditamos que levantar questões que levem o aluno a pesquisar e refletir sobre um tema é uma forma de mostrar para ele que as discussões da Universidade não estão tão distantes assim”, afirma Tainá.

As inscrições para a edição deste ano vão até o dia 17 de agosto e podem ser feitas pelo site do projeto ou pelo e-mail econoteen@usp.br. Depois disso, os participantes terão até o dia 14 de setembro para enviar os ensaios.


TAGS

vestibular

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x