Educação infantil começará a ser avaliada - PORVIR

Saiu na Mídia

Educação infantil começará a ser avaliada

por Redação ilustração relógio 23 de junho de 2015

Grande parte das pessoas procura um ensino fundamental de qualidade para seus filhos, mas esquece de avaliar a educação infantil. Essa classificação é dificultada pela falta de critérios claros para a faixa etária. Por perceber a importância do ensino no desenvolvimento intelectual da criança, organizações civis, áreas do Ministério da Educação (MEC) e gestores municipais estão estudando propostas de como avaliar a educação infantil.

Critérios já estabelecidos no país guiam as creches e pré-escolas. No que diz respeito a infraestrutura, espaços e materiais adequados devem ser colocados em prática. Já no âmbito educacional, a autoavaliação é uma opção para os professores (ainda que adotada de forma pouco sistemática). As crianças não são avaliadas, nem por meio de provas individuais ou objetivos classificatórios. Sandra Zákia, da Faculdade de Educação da USP, afirma que foi preparado um conjunto de indicadores “para avaliar o acesso, a infraestrutura, os recursos materiais e o perfil dos profissionais”.

Hoje, cerca de 7,5 milhões de crianças estão matriculadas na educação infantil no país, que é considerada precária. Pesquisas feitas pela fundação Carlos Chagas (FCC) apontam atitudes prejudiciais de educadores, que não são orientados a rever tais práticas. Entretanto, algumas escolas têm iniciativas independentes do MEC, como incluir os pais nas avaliações, que dão nota a infraestrutura e aos professores.

Época


Leia a matéria original em Época

TAGS

educação infantil

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x