Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul - PORVIR
Ricardo Stuckert

Inovações em Educação

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Instituições educacionais se somam às campanhas oficiais de arrecadação para as vítimas das fortes chuvas no estado; saiba como doar

por Redação ilustração relógio 7 de maio de 2024

ilustração atualização Atualizado em 10/05

O Porvir se solidariza com as famílias e comunidades afetadas e lamenta profundamente a tragédia provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O estado enfrenta o pior desastre climático de sua história: foram contabilizadas, até a tarde desta terça-feira (7), 90 mortes e 132 desaparecidos em decorrência das enchentes. O governo federal também reconheceu calamidade pública em 336 cidades – o que representa dois terços dos municípios gaúchos. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas.

Ao todo, de acordo a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, 2.388 escolas estaduais estão com aulas suspensas, sendo que 224 delas foram danificadas e 30 estão servindo como abrigo. Aproximadamente 200 mil estudantes estão sendo impactados. As CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) sem previsão de retomada incluem Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul, Canoas e Gravataí. Os dados mais recentes são de sábado (4).

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

A prefeitura de Porto Alegre disponibiliza, via WhatsApp, um atendimento específico para emergências na opção número 1 do menu principal. Basta adicionar o telefone (51) 3433-0156 aos seus contatos e enviar a mensagem. Confira, neste link, os telefones de emergência da Brigada Militar e dos Bombeiros em alguns dos municípios atingidos.

Reunimos, abaixo, canais oficiais e instituições educacionais que estão recebendo doações. 

Professores solidários 

A direção do Sinpro/RS (Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul) e a coordenação do projeto Professores Solidários reforçaram as ações para auxiliar professores e famílias afetadas pelas inundações em diferentes regiões do estado.

Doações pelo Pix: 51 99733-7506 (Sinpro/RS)

Ponto de coleta: Em Porto Alegre, o projeto está recebendo donativos no Hotel Casa do Professor, localizado na Rua Lopo Gonçalves, 29 – bairro Cidade Baixa. O hotel funciona 24 horas por dia. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, roupas de cama, cobertores, materiais de higiene pessoal (xampu, sabonete, papel higiênico, pasta e escova de dentes) e de limpeza (água sanitária, sabão, sabão em pó).

Auxílio aos professores atingidos: A coordenação do projeto Professores Solidários orienta os docentes impactados pelas chuvas e enchentes, com perdas de seus bens, para enviar suas demandas mais urgentes para o e-mail professoressolidarios@sinprors.org.br, informando nome completo, CPF e local para o recebimento da ajuda.

Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Rio Grande do Sul

A sede do CEPERS-Sindicato (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul), localizada em Porto Alegre, na Av. Alberto Bins, 480, tornou-se ponto de coleta para receber donativos às famílias afetadas. São aceitos itens essenciais, como: materiais de higiene e limpeza, cobertores, colchões, colchonetes e alimentos não perecíveis. Informações atualizadas sobre as escolas têm sido postadas nos stories do Instagram do Sindicato.

Instituições do Ensino Superior Solidárias: unindo forças pelo Rio Grande do Sul

O Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, em parceria com o Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), está com a campanha IES Solidárias: Unindo Forças pelo Rio Grande do Sul.

Toda doação será concentrada no Comung, que fará a distribuição de toda arrecadação para as entidades e organizações que já estão atuando de forma voluntária nas áreas afetadas. Além das doações das próprias IES), a campanha pretende também atingir alunos, corpo docente e profissionais das áreas administrativas. Você também pode compartilhar o material de divulgação da campanha, disponível neste link.

Doações pelo PIX: comung@comung.org.br

Associação Rio-Grandense de Bibliotecários

Com o apoio da Febab (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições), a ARB (Associação Rio-Grandense de Bibliotecários) iniciou uma campanha de arrecadação de fundos de apoio às pessoas bibliotecárias afetadas pelas enchentes. 

Doações pelo Pix: 87.945.754/0001-00

Auxílio aos bibliotecários atingidos: A coordenação da ARB orienta os bibliotecários impactados pelas chuvas e enchentes, com perdas de seus bens, para enviarem as suas demandas mais urgentes para o e-mail arb@arb.org.br.

Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma chave Pix exclusiva para doações às vítimas, bem como pontos de entrega de donativos. Mais detalhes aqui.

Doações pelo Pix: CNPJ 92.963.560/0001-60

Agências dos Correios

A partir desta terça-feira (7), as agências dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal também começam a receber doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o Rio Grande do Sul. 

São mais de 2 mil unidades de atendimento, incluindo as de São Paulo, Paraná e algumas do Rio Grande do Sul, que estão recebendo donativos. Na segunda-feira (6), primeiro dia da ação, mais de 200 toneladas de itens foram arrecadados. A estatal está recebendo e transportando gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet – sem custo aos doadores.

SOS Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária é nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul). A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. 

Doações pelo Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38

ilustração atualização Atualizado em 10/05


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x