Encontre o Porvir na Bett Brasil 2024 - PORVIR

Blog

Encontre o Porvir na Bett Brasil 2024

Além da mediação dos debates, teremos um estande fixo durante os quatro dias de evento. Aguardamos sua visita!

por Redação ilustração relógio 18 de abril de 2024

De 23 a 26 de abril, a Bett Brasil, reconhecida como o maior encontro da comunidade educacional da América Latina, terá uma programação intensa de palestras, lançamentos e rodas de conversa ligadas à inovação na educação, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento terá 12 auditórios simultâneos, mais de 400 educadores palestrantes e especialistas, e a previsão de aproximadamente 25 mil visitantes. 

O Porvir marca presença nos quatro dias da Bett Brasil 2024! Saiba como nos encontrar:

  • Estande do Porvir

Espaço do Terceiro Setor, Área de Educação Pública

Pela primeira vez, apresentaremos ao público da Bett Brasil a história do Instituto Porvir, as ofertas dos canais Porvir para educadores comprometidos com a transformação da educação e o trabalho da Agência de Soluções do Porvir, que cria estratégias de comunicação, conteúdos, experiências e plataformas digitais com o propósito de informar, inspirar e apoiar educadores. 

Vai ser uma alegria receber a sua visita em nosso estande, localizado no Espaço do Terceiro Setor.

  • Terça-feira, dia 23

Ser, não ter: a essência da felicidade que não requer troféus

14h às 15h – Auditório 4 (segundo andar)

Voltada às questões socioemocionais, saúde mental e autocuidado, a mesa será mediada por Ruam Oliveira, repórter do Porvir. Participam a jornalista Iza Camargo, especialista em produtividade sustentável e pesquisadora da síndrome de burnout (termo inglês relacionado ao esgotamento mental e físico pelo trabalho), e o médico psiquiatra Daniel Martins de Barros, professor colaborador do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e consultor do programa “Bem estar”, da Rede Globo. 

Escola Livre de Ódio: saiba como combater o extremismo na sala de aula

15h30 às 16h30 – Auditório Educação Pública (térreo)

Diretora do Porvir, Tatiana Klix apresentará o bate-papo, que tem como ponto de partida o guia multimídia “Escola Livre de Ódio”. Lançado em 2023, com o apoio do ICFJ (International Center for Journalists) e YouTube Brasil, o material do Porvir oferece uma experiência aprofundada de como o respeito às diversidades e a educação midiática são caminhos para preparar os estudantes a enfrentar discursos extremos. 

O debate contará com dois educadores ouvidos pelo guia: Ronney Marcos Santos, professor da rede pública estadual de Sergipe e coordenador do projeto “Observa! Observatório de Fake News”, no Atheneu Sergipense, e a professora Margareth de Brito Alves, do Centro Educacional (CED) 310 em Santa Maria, cidade-satélite de Brasília (DF), responsável pela iniciativa “365 Dias de Consciência Negra”. Ambos compartilham experiências que buscam promover a cultura de paz por meio do protagonismo dos jovens.

  • Quarta-feira, dia 24

Estabelecendo conexões humanas: o poder das tecnologias de convivência

10h30 às 11h30 – Auditório 2 (primeiro andar)

Por que é importante que educadores e gestores estejam atentos às relações de convivência dentro da escola? Entender as possibilidades de gerar espaços mais seguros e de confiança é o foco desta mesa, que será mediada por Marina Lopes, editora de conteúdos especiais do Porvir

São duas as debatedoras: a psicóloga Camila Piza, autora do livro “Volta ao Mundo em 13 escolas” (disponível gratuitamente em PDF), e a também psicóloga Lourdes Alves de Souza, especialista em desenvolvimento social.

Inovações na Gestão Escolar: como soluções tecnológicas podem transformar sua escola e os impactos da inteligência artificial

14h30 – estande do isaac.

Participam da sessão sobre como escolas precisam se estruturar para fazer um bom uso de tecnologia, Vinícius de Oliveira, editor do Porvir, e Fabiana Sena, autora de livros didáticos e diretora do Colégio Vila, em João Pessoa (PB). A mediação fica por conta de Luís Laurelli, diretor pedagógico do isaac.

  • Quinta-feira, dia 25

Educadores com propósito para uma aprendizagem transformadora

13h às 14h – Auditório 2 (primeiro andar)

Com mediação de Vinicius de Oliveira, editor do Porvir, a mesa aborda inovações e transformações lideradas por professores, e conta com a economista e pedagoga Sara Hughes, fundadora do Instituto LideraJovem. A organização da sociedade civil (OSC) atualmente mobiliza, por meio de projetos, 1,5 mil jovens por ano. Além disso, Sara é mantenedora da FourC Bilingual Academy. Também faz parte do debate a pedagoga e jornalista Carolina Costa Cavalcanti, fundadora da Consultoria Genoa Learn Lab, coordenadora da pós-graduação “Gestão da Inovação na Escola” do Instituto Singularidades e professora na Fundação Dom Cabral.

Na conversa, as debatedoras vão tratar da importância de o educador desenvolver autoconhecimento e propósito para que consiga impactar positivamente a trajetória dos estudantes. Com base em pesquisas, Sara e Carolina ainda apresentam como a escola pode criar um ambiente no qual educadores encontrem propósito em seu dia a dia.

Design de experiências criativas: uma abordagem humana

15h30 às 16h30 – Auditório 4 (segundo andar)

Mediado por Tatiana Klix, o bate-papo é voltado à inovação e à criatividade por meio de modelagens inovadoras e disruptivas. Participam da mesa Thuinie Daros, diretora de planejamento acadêmico da Vitru Educação, e Bruno Piubeli, diretor da empresa Edpuzzle para o Brasil.

➡️Clique aqui para baixar o APP Bett Brasil e conferir a programação completa


TAGS

criatividade, educação socioemocional, porvir, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x