Escrever à mão é importante para o desenvolvimento do cérebro das crianças - PORVIR

Saiu na Mídia

Escrever à mão é importante para o desenvolvimento do cérebro das crianças

por Redação ilustração relógio 27 de junho de 2016

Em um mundo onde as tecnologias estão 110% do tempo nos acompanhando, surgiram discussões sobre técnicas que, apesar de consolidadas culturalmente, são consideradas “ultrapassadas” por algumas pessoas. Uma delas é o questionamento da necessidade do aprendizado da caligrafia. Será mesmo que crianças precisam aprender a escrever já que vivem no mundo do TouchScreen e dos teclados?

Um artigo publicado nesse ano no “The Journal of Learning Disabilities” indicou que escrever à mão – formando as letras – envolve a mente, e isso pode ajudar as crianças a prestar atenção à linguagem escrita.

A professora de Ciências Psicológicas e do Cérebro na Universidade de Indiana, Larin James, fez um estudo com crianças que ainda não sabiam caligrafia. Depois de escanear o cérebro delas, Larin descobriu que elas não distinguiam as letras e as reconheciam da mesma forma que um triângulo. O interessante é que, depois que elas aprenderam a escrever, as partes do cérebro que processam a linguagem escrita mostraram-se muito mais desenvolvidas.

 


Leia a matéria original em UOL

TAGS

educação infantil, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x