Espaço de formação mão na massa para professores é inaugurado em São Paulo - PORVIR
Foto: Danilo Mekari

Inovações em Educação

Espaço de formação mão na massa para professores é inaugurado em São Paulo

Parceria entre diversas instituições, o laboratório formará educadores da rede pública de São Paulo para impulsionar a educação mão na massa

por Danilo Mekari ilustração relógio 29 de agosto de 2022

À uma quadra da Avenida Paulista, no coração de São Paulo, um novo espaço foi especialmente desenhado para viabilizar projetos que envolvem a educação mão na massa. Ele é equipado com ferramentas de última geração em robótica, prototipagem, fabricação digital e marcenaria, entre outras. Este é o Lab Sing, laboratório de educação maker exclusivo para a formação inicial e continuada de educadores.

Em parceria recém-lançada com a prefeitura da capital paulista, anunciada no dia 25 de agosto, o laboratório prevê formar aproximadamente 140 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores e professores de ciências do Ensino Fundamental 1 e 2. Esta fase inicial abarcará 26 escolas das 13 DREs (Diretorias Regionais de Ensino), além de gestores da Secretaria Municipal de Educação. 

“Este é um passo importante para a concretização da melhoria da qualidade da educação, gerando impacto na vida dos paulistanos como um todo”, afirmou o secretário de Educação Fernando Padula durante o lançamento da parceria. 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também estava presente. “Essa parceria é importante para democratizarmos o acesso ao conhecimento em nosso sistema de ensino”, pontuou. Ele citou a demanda de aproximadamente 120 mil profissionais de Tecnologia e Informação (TI) no mercado de trabalho da cidade. “Vivemos o desafio de não perder talentos. Um laboratório é um grande passo para mexer no sonho das pessoas, possibilitando que eles sejam concretizados.”


Iniciativa conjunta entre o Instituto Singularidades e o Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Columbia (EUA), que conta com o apoio de Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Imaginable Futures, o Lab Sing será um espaço de aprendizagem, articulando teorias, práticas e saberes diversos


Multiplicação do aprendizado

Ao final do projeto, os formadores serão multiplicadores em cada uma de suas respectivas DREs. A formação ocorrerá durante um ano, sendo que os docentes terão a maior carga horária, com 96 horas. Eles serão formados com conteúdos que unem os currículos de ciências e tecnologia, e o Instituto Singularidades e o TLTL (sigla em inglês para Laboratório de Tecnologias Transformativas) centro da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos acompanharão o desenvolvimento dos trabalhos nas unidades, apoiando os educadores na criação de soluções contextualizadas para cada realidade escolar.

Dirigido por Paulo Blikstein, o TLTL é um dos mais importantes centros mundiais em pesquisa e implementação de programas inovadores de educação. “A primeira experiência pública de educação maker do mundo aconteceu em São Paulo, duas décadas atrás”, lembrou o pesquisador. “Foi na Escola Campos Salles, onde levamos robótica e ferramentas tecnológicas para os estudantes, que de forma freiriana saíram para a comunidade e, com esses conhecimentos, desenharam soluções para problemas urbanos. Por isso, voltar a trabalhar com a rede municipal de São Paulo tem um significado especial para mim.”

Leia também – Como construir um espaço maker inclusivo

Um dos autores de um recente relatório sobre aprendizagem híbrida, Blikstein defende o uso de tecnologia na educação para muito além das aulas à distância. “Enxergo a tecnologia como um material que colocamos na mão de alunos para que eles criem coisas. Essa criação e experimentação tem papel importante na formação de crianças, estimulando que se engajem na construção do conhecimento científico real.”

O pesquisador demonstrou ainda preocupação com temas como a diversidade e a inclusão na construção de laboratórios mão na massa. “Há uma nítida exclusão de mulheres, negros e pardos na ciência. É importante que projetos assim não sejam apenas um trabalho extraclasse, mas sim uma oportunidade para todos os estudantes. Queremos cientistas e engenheiros mais diversos, baseados em um espírito democrático e cívico”, comentou.

RELACIONADAS

Como construir um espaço maker inclusivo na sua escola

ACESSAR

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática

ACESSAR

4 passos para se tornar um professor maker

ACESSAR

Aliança em prol das ciências

A iniciativa faz parte do programa FabLearn, presente em países como Estados Unidos e Finlândia, que integra laboratórios maker à educação formal. O lançamento do laboratório também marca a introdução da educação mão na massa no currículo do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades.

“Este projeto é inovador em muitos sentidos”, disse Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades. “Ele reúne duas faculdades desenhando o projeto pedagógico, uma prefeitura pronta para receber essa formação e evoluir com ela, e institutos do terceiro setor. É uma aliança em torno da aprendizagem de ciências fundamental para a sociedade.”

Ele reforça a intenção de multiplicar a formação mão na massa não apenas dentro da rede paulistana, mas também em outras redes municipais e estaduais e, por que não, em todo o mundo. “Ao final desse projeto a gente gera uma comunidade de aprendizagem, tendo o laboratório como centro. Os professores que participarem vão fazer parte da rede do FabLearn e, inclusive, fazer intercâmbios internacionais em prol da educação mão na massa”, finaliza.


TAGS

educação mão na massa, mão na massa, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x