Estudos buscam soluções para evasão no ensino superior - PORVIR

Saiu na Mídia

Estudos buscam soluções para evasão no ensino superior

por Redação ilustração relógio 27 de dezembro de 2018

Assim como acontece na educação básica, a evasão de alunos nas universidades, principalmente nos cursos a distância, é um dos desafios para gestores, sejam eles de instituições públicas ou privadas de ensino superior. Para evitar o abandono, três grupos apresentaram durante o 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) trabalhos que buscam analisar o tema a fundo.

O grupo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do pesquisador Ricardo Marcacini, desenvolveu o trabalho com base em dados que a instituição colhe dos estudantes para predizer quais aqueles que correm maior risco de evasão.

Na mesma linha, a solução oferecida pelo projeto do professor Luciano Emílio Hack, da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi analisar os dados e propor ações motivadoras de imediato com os alunos.

O foco dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi entender o que gera desânimo nos estudantes de ambientes virtuais.


Leia a matéria original em Capes

TAGS

ensino superior, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x