Classes Abertas - Juventudes e a Pandemia - PORVIR

Setembro, 2021

29Set5:00 pm7:00 pmClasses Abertas - Juventudes e a Pandemia5:00 pm - 7:00 pm CompletedEvento virtual

Detalhes do evento

A pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19)” promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parceria com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial, mapeou em 2020 e 2021 o impacto da pandemia para as juventudes nas dimensões educação, trabalho e renda, saúde e vida pública.

O objetivo do estudo é ampliar a voz de jovens e seus anseios e subsidiar a tomada de decisões. Em 2021 a pesquisa alcançou mais de 68 mil jovens, sendo 16.526 matriculados no Ensino Médio. A Fundação Roberto Marinho e a Rede de conhecimento Social apoiaram a elaboração de um relatório especial sobre os efeitos da pandemia para os jovens que estão no ensino médio. De modo geral, os dados coletados são preocupantes, pois indicam um risco de aumento de abandono escolar, um impacto significativo no estado emocional dos estudantes e uma grande dificuldade de acesso a recursos
financeiros por esses jovens.

Para debater os desafios e as possíveis respostas para os resultados apresentados na pesquisa, a Fundação Roberto Marinho vai reunir especialistas do setor no próximo dia 29 de setembro. O evento, nomeado como “Classes Abertas”, será online, no Youtube do Canal Futura, às 17h, e abordará as questões políticas e estratégicas necessárias para tornar o enfrentamento da pandemia de Covid-19 menos agressivo para a educação, numa roda de conversa com: Wesla Monteiro, Presidente do Mapa Educação e Conselheira Nacional da Juventude; Vitor de Angelo, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Kleber Jeronimo da Silva, Estudante do Ensino Médio e Jovem Aprendiz (PE); André Sobrinho, Sociólogo e coordenador da agenda Jovem da Fiocruz; e Natália Di Ciero, da Fundação Arymax; com mediação de Bernardo Menezes, jornalista do Canal Futura.