Educbank - Valorização dos educadores no Brasil - PORVIR

Fevereiro, 2022

17Fev7:00 pm8:30 pmEducbank - Valorização dos educadores no Brasil7:00 pm - 8:30 pm OrganizadorEducbankCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

A valorização dos educadores como motor para a ampliação do acesso à educação de qualidade: esse é o tema do próximo webinário do Educbank, primeira instituição financeira dedicada às escolas brasileiras, que está sendo organizado em parceria com o SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). No dia 17 de fevereiro, das 19h às 20h30, o evento (online e gratuito) contará com a participação de especialistas experientes do mercado educacional brasileiro e internacional, visando a ampliação do acesso ao ensino de qualidade no Brasil.

Com abertura do fundador do Educbank, Danilo Costa, o seminário terá a mediação de Lara Crivelaro, diretora acadêmica da fintech, e contará com a participação de Guiomar Namo de Mello, vice-presidente da ANEBHI (Associação Nacional de Educação Básica Híbrida), Melita Grams, gerente de recursos humanos  do Colégio Pentágono, e o educador finlandês Pasi Loman, diretor da Seppo Brasil e sócio-fundador da Vikings of Brazil.

Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a educação é uma das principais prioridades de todo brasileiro. Paradoxalmente, o Brasil é o país com a menor valorização dos professores. De acordo com a Varkey Foundation, organização educacional responsável pelo Global Teacher Prize (considerado o “Nobel da Educação”), as nações em que os alunos têm melhor desempenho escolar, há maior prestígio dos professores. Obviamente, não é coincidência.

“Nesse momento de tantas instabilidades e fragilidades que fomos expostos em decorrência da pandemia da Covid-19, mais do que nunca a educação deve ser a palavra de ordem de todos os governos mundiais. Não se faz educação sem professores e a valorização dos educadores é o primeiro passo para garantirmos uma educação de qualidade no Brasil”, destaca Danilo Costa, fundador do Educbank.

O relatório Global Teacher Status 2018, elaborado pela Varkey Foundation, retrata que o prestígio da profissão no Brasil tem o pior índice entre 35 países avaliados. A escala de avaliação vai de 1 (nota mais baixa) a 100 (mais alta) e o Brasil teve a nota mínima. A primeira colocada foi a China, que recebeu a pontuação máxima, seguida por Malásia, com 93,3, e Taiwan, que alcançou 70,2.

Outra conclusão do relatório da fundação é que o prestígio do professor não está relacionado apenas à remuneração média. Esse conceito também envolve a atratividade da carreira para os jovens, o respeito pelos profissionais, as condições de trabalho e a valorização da profissão em políticas públicas. Ou seja, muitos reconhecem a relevância do educador, mas poucos querem se tornar esse profissional.

“Dados como estes reacendem o sinal de alerta para os gestores escolares de que é preciso dedicar tempo para planejar a carreira dos docentes. Além disso, é de suma importância encontrar métodos de garantir a segurança financeira das escolas e dar todo suporte para os educadores desenvolverem o máximo potencial dos estudantes”, acrescenta Costa.

O webinário do Educbank vai debater esses gargalos e trazer propostas de ação, sugestões e ideias para os gestores avaliarem e poderem adotar as melhores práticas. Os interessados podem se inscrever no site (link também válido para credenciamento de imprensa).

Organizador

Educbank

https://educbank.com.br/

Saiba mais