Festival comKids 2023 - PORVIR

Agosto, 2023

07AgoDia inteiro13Festival comKids 2023(Dia inteiro) OrganizadorMidiativaCompleted

Detalhes do evento

Festival comKids já tem data marcada sua 14ª edição. De 7 a 13 de agosto, as sessões da Mostra Competitiva e as Conversas comKids serão realizadas presencialmente no Itaú Cultural, no Sesc Vila Mariana, no Instituto Goethe e no Clube do Professor, projeto do Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Nas plataformas digitais do Itaú Cultural, Sesc, Spcine e do comKids também será possível ter acesso a conteúdos. A abertura, em 7 de agosto, acontece no Goethe-Institut, em Pinheiros.

Os títulos que vão participar da competição estão divididos em categorias por faixa etária, e, posteriormente, serão votados pelo público presente e por um Júri Infantil. A divisão dos títulos se dá por categorias (Ficção, Não Ficção e Conteúdos Curtos) para cada faixa etária: até 6 anos, de 7 a 10 anos e de 11 a 15 anos.

Dentre os jurados que farão a seleção antes da votação do público, há profissionais do Chile, Cuba, Colômbia, Uruguai, Argentina, México e Brasil, todos especialistas em diversas áreas da comunicação, educação e do audiovisual infanto-juvenil. Entre eles, Daniela Vieira, que dirigiu o Cartoon Network e a Netflix, além de ter trabalhado no Discovery América Latina, onde foi uma das responsáveis por Irmão do Jorel. Rosa Crescente, diretora da TVE RJ e uma das responsáveis pela criação do Zoomoo. E da América Latina, a mexicana Mariana Cano, especialista em conteúdos para crianças em canais de TV no México.

Desde sua primeira edição, o Festival comKids Brasil opta por distinguir os conteúdos audiovisuais por faixas etárias, para que cada análise aconteça dentro do universo próprio de cada idade. Outra característica do evento é o trabalho com os formatos de curtas-metragens e médias-metragens, e séries e seriados, dando especial atenção a formatos infantis que circulam tradicionalmente na televisão, cinema e, nos últimos tempos, também na internet por meio de VOD

Neste ano, os filmes concorrem a diversos prêmios, dentre eles, o Prêmio comKids Prix Jeunesse Internacional, considerado o Oscar mundial infanto-juvenil, que oferece passagem de ida e volta e hospedagem para o/a diretor/a participar do evento em 2024, na Alemanha; o Prêmio comKids SescTV, com um valor de Aquisição; e os Prêmios comKids Centro Cultural B_arco, com bolsas de estudo.

O Festival comKids recebeu inscrições de 297 títulos, número recorde dentre todas as edições realizadas. A seleção final será anunciada em junho.

Realizado desde 2009 no Brasil, o Festival comKids é dedicado à premiação, valorização, promoção e difusão de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes. O Festival trabalha para que estes públicos tenham acesso a filmes e programas de qualidade e trata de ampliar a consciência de produtores, criadores e interessados em geral a respeito da importância do audiovisual para a formação de uma geração altamente consumidora de conteúdos presentes nas mais diversas telas. 

Organizador

Midiativa

Criado em 2002, o Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, promotor do Festival comKids, vem realizando iniciativas culturais voltadas para a promoção e produção de conteúdos audiovisuais de qualidade para o público infanto-juvenil na América Latina e Península Ibérica.

Mostras, oficinas, seminários e workshops são oferecidos gratuitamente, de uma forma democrática, tentando chegar a grupos das periferias e com maior vulnerabilidade, além de disponibilizar conteúdos audiovisuais, produções de qualidade originárias de diversos países, levando cultura e entretenimento, por períodos determinados, em plataformas digitais gratuitas (como Itaú Cultural Play, Spcine Play, YouTube Kids e Sesc Digital). Uma de suas ações mais recentes é a produção do Science Film Festival (SFF Brasil), voltado também para professores, educadores e famílias.


11 3032-6159 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903, conjunto 85 - São Paulo - SP

Saiba mais