Fundação Educar - Violência nas escolas: caminhos possíveis para futuros mais saudáveis e seguros - PORVIR

Junho, 2023

14Jun6:30 pm9:00 pmFundação Educar - Violência nas escolas: caminhos possíveis para futuros mais saudáveis e segurosTeatro Oficina do Estudante, Av Iguatemi 7776:30 pm - 9:00 pm OrganizadorFundação EducarCompletedEvento virtual/presencial

Detalhes do evento

Proporcionar a famílias, jovens e profissionais da educação um diálogo sobre como lidar e prevenir ataques e expressões de violência na comunidade escolar e espaços de convívio, será a proposta de diálogo do Educação e Protagonismo 2023, um encontro gratuito que acontece no próximo dia 14 de junho, em Campinas (SP).

Pesquisas recentes revelam um preocupante aumento nos casos de violência que afetam educadores e alunos de todo país. Somado aos casos de violência, o volume de informações e sugestões para solucionar o problema deixam a todos ainda mais inseguros e com medo, o que amplifica a sensação de vulnerabilidade social. Contudo, é fundamental enxergar a escola como um potente espaço de convivência. A partir da compreensão de fatores que levam às violências, é imprescindível reforçar a importância do ambiente escolar na prevenção de conflitos e valorizar a escola como espaço coletivo para aprender a conviver.

Para compartilhar contexto e perspectivas sobre o tema, o evento conta com a participação das especialistas Telma Vinha que é Doutora em Educação e Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e Coordenadora associada do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o GEPEM, da Unesp/Unicamp e Juliana Hampshire, Psicóloga e Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, que traçou seu percurso pela pesquisa e pela clínica, atuando em consultório particular e no SUS. Com a experiência da maternidade, a Educadora se viu fisgada pela poesia da infância e os processos de aquisição de linguagem, tornou-se educadora, compreendendo a escola como espaço privilegiado para o encontro.

O evento também terá a participação da Psicóloga, Mestre em Teoria Psicanalítica pelo Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/UFRJ, Juliana Hampshire, que destaca o convívio com crianças e adolescentes, e o cultivo de espaços de escuta e diálogo, que são essenciais para promover o desenvolvimento saudável, fortalecer os laços familiares, incentivar o aprendizado mútuo e proporcionar um ambiente propício para o crescimento emocional, social e intelectual.

Inscrições gratuitas (vagas limitadas):

Link (evento com Intérprete de Libras, Legenda e Audiodescrição)

Transmissão Online: Youtube Fundação Educar:

Link (transmissão com Intérprete de Libras e Audiodescrição)

Organizador

Fundação Educar

A Fundação Educar foi criada em 1989 como investimento social privado da Cia DPaschoal. Acreditamos na educação, no protagonismo juvenil e no incentivo à leitura como estratégias de transformação social.
https://fundacaoeducar.org.br/contato/

Saiba mais