Julho, 2023
Detalhes do evento
No dia 7 de julho, às 15h, a série de encontros Mulheres na Ciência – iniciativa coordenada pela Fundep (Fundação de
Detalhes do evento
No dia 7 de julho, às 15h, a série de encontros Mulheres na Ciência – iniciativa coordenada pela Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) em parceria com o STATE Innovation Center – discute a participação de mulheres em STEM, sigla em inglês para profissionais que atuam nas áreas de ciência, engenharia, matemática e tecnologia, em sua 12ª edição.
Os encontros “Mulheres na Ciência” são online, gratuitos, com intérprete de libras e inscrições via Sympla. Conheça as participantes:
Ana Paula Gaspar | Especialista em Tecnologias Educacionais
Profissional multidisciplinar que atua nos campos da educação, tecnologia e cultura. Iniciou sua carreira em projetos educativos de museus de ciência, história e tecnologia e nos últimos 10 anos vem atuando com inovação em educação, design de serviços e projetos de implantação de tecnologias digitais em redes públicas e privadas e em organizações internacionais como BID, UNOPS e British Council.
Cris dos Prazeres | Fundadora do Grupo PROA, cofundadora do ReciclAção, vice-presidente do Instituto Precisa Ser e diretora do Vai na Web
Ativista de negócios sociais com 30 anos de atuação como facilitadora entre a população periférica e os setores público e privado no Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro.
Como mentora executiva da UNISUAM e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estácio de Sá, ela encontra paixão e representatividade na força das mulheres.
Hoje, é também, diretora do Vai Na Web, um negócio de TI que capacita jovens periféricos e favelados em todo o Brasil para a Indústria 4.0, trazendo inovação, tecnologia e transformação socioemocional. Sua jornada como voluntária a tornou quem é hoje.
Deborah De Mari | Fundadora do Força Meninas
Deborah é empreendedora social, pesquisadora e jornalista. Após 12 anos no mercado corporativo, reuniu um time multidisciplinar e sintetizou a problemática que afeta o desenvolvimento do potencial das meninas no país.
Suas pesquisas originaram o negócio de impacto, Força Meninas, uma plataforma educativa que tem como foco combater a desigualdade de gênero em meninas a partir dos 6 anos de idade. Atuando no desenvolvimento de habilidades para que elas protagonizem as oportunidades do séc. 21, como inserção nas áreas STEAM.
Há 5 anos, mobiliza-se para desenvolver uma nova geração de meninas líderes contribuindo para a diminuição da desigualdade de gênero no Brasil e no mundo. Seus programas já alcançaram mais de 52 mil meninas em 23 estados e 29 cidades de todo o Brasil.
Professora Silvia Alencar l Professora do departamento de física da UFMG
Silvia Helena Paixão Alencar nasceu em Belo Horizonte, fez graduação em Física, mestrado e doutorado em Astrofísica na UFMG, com uma passagem de dois anos pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em um doutorado sanduíche. Depois de vários pós-doutorados, na USP, na UFMG e na França, tornou-se professora da UFMG em 2006, onde, desde então, leciona, orienta e faz pesquisa na área de formação estelar e planetária. Ao longo dos anos, orientou e supervisionou alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorandos e publicou mais de 70 artigos em revistas indexadas internacionais.
Silvia fez parte da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira, foi subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Física da UFMG e pró-reitora adjunta de Pós-graduação da UFMG. Atualmente, é professora titular do Departamento de Física, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Física da UFMG, pesquisadora 1C e membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq e orienta sete alunos de mestrado e doutorado em Astronomia. Silvia tem dois filhos lindos e crescidos e será a mediadora do Mulheres na Ciência #12.
Raquel Farias| Doutoranda em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da USP
Biotecnologista pela UFRJ, Raquel, hoje, faz doutorado direto em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da USP. Trabalha na área de Astrobiologia do laboratório de Astrobiologia do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, estudando a capacidade de fixação de carbono e de resistência de microalgas quando submetidas a condições de estresse ambiental, como dessecação, radiação UV, pressão baixa e baixa temperatura.
Teresinha Souza | Fundadora dos projetos: @mulheresdeestrelas e @garotasegarotosdeestrelas
Astrônoma amadora e divulgadora de astronomia, OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia) e STEM. Professora aposentada de escola pública, é formada e pós-graduada em letras. Fundadora dos projetos @mulheresdeestrelas e @garotasegarotosdeestrelas no Alto Paranaíba MG.