Fevereiro, 2022
Detalhes do evento
Cansada das cenas de violência contra a população jovem e negra de seu bairro, a professora Lilia Melo, de Belém (PA), criou o projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio
Detalhes do evento
Cansada das cenas de violência contra a população jovem e negra de seu bairro, a professora Lilia Melo, de Belém (PA), criou o projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo” para promover a autoestima de seus alunos por meio da dança, do teatro e de produções audiovisuais. A iniciativa rendeu a ela o título de melhor professora de Ensino Médio do país, em 2018, no prêmio “Professores do Brasil” (suspenso no ano seguinte), do Ministério da Educação (MEC). Ela também foi indicada ao Global Teacher Prize, conhecido como Nobel de Educação.
Nesse bate-papo, ela vai contar como se uniu a seus alunos, buscou coletivos periféricos do bairro em que leciona e “dissolveu os muros da escola”, aproximando os estudantes da comunidade no entorno. Juntos, Lilia e os adolescentes produziram uma série de manifestações artísticas. Para ela, o projeto trouxe um pouco mais de esperança e perspectiva de futuro aos alunos.
A conversa será dia 21 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília), nos perfis do Instagram do Iede (@portaliede) e da professora Lília Melo (@liliamelotf).