Instituto Alana - 14ª Semana Mundial do Brincar - PORVIR

Maio, 2023

22MaiDia inteiro26Instituto Alana - 14ª Semana Mundial do Brincar(Dia inteiro) OrganizadorInstituto AlanaEvento virtual/presencial

Detalhes do evento

O ato de brincar é um componente essencial no desenvolvimento das crianças, uma vez que impulsiona o desenvolvimento de uma série de capacidades físicas, mentais e sociais. Por entender que é um evento profundamente afinado com seus princípios de defesa da infância, o Instituto Alana participa, por meio do Espaço Alana – sede do Instituto no Jardim Pantanal, no extremo leste de São Paulo – da 14ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma iniciativa da Aliança pela Infância. Com o tema “A Natureza no Brincar”, o evento será entre os dias 22 e 26 de maio e traz atividades para crianças, adolescentes, famílias e educadores. 

Durante a SMB, o Espaço Alana contará com uma programação especial para receber toda a comunidade do Jardim Pantanal, extremo leste de São Paulo, para uma série de encontros presenciais com atividades artísticas que estimulam a conexão com a natureza. A programação inclui oficinas, brincadeiras, plantio de mudas, contação de histórias, um painel e apresentações musicais.

Quem não mora perto do Espaço Alana também poderá participar da programação. O painel “O brincar do lado de fora: conexão e desemparedamento”, que acontece no dia 22/05 (2ª feira), às 14h, terá formato híbrido: será presencial no CEU Curuçá e terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do Espaço Alana.

Em 2023, o tema da SMB nos convida a pensar sobre a essência do brincar e seu espaço de pertencimento: a natureza e os espaços abertos. Esse encontro vai explorar caminhos possíveis para garantir o direito que todas as crianças têm de brincar ao ar livre e de se vincular com seu território, com o outro e com a vida. O painel terá a participação de Caroline Adesewa, do projeto Afroinfância; Paloma Roberta Fermino, do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão — CEFAI; e Maria Cláudia Guedes, da EMEI Capitão Alberto Mendes Júnior. A mediação fica por conta de Bebel Barros, do programa Criança e Natureza.

Programação completa disponível aqui.

Organizador

Instituto Alana

O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e ​fomenta​ novas formas de bem viver.

Saiba mais

Prêmio Professor Porvir: inscreva seu projeto escolar aquiEntrar agora