Julho, 2021
Este é um evento com repetição28 de Julho de 2021 6:00 pm
Detalhes do evento
Entre os dias 27 e 29 de julho, o Instituto Alana organiza uma nova edição do projeto No Chão da Escola para conversar sobre o papel essencial
Detalhes do evento
Entre os dias 27 e 29 de julho, o Instituto Alana organiza uma nova edição do projeto No Chão da Escola para conversar sobre o papel essencial da escola no combate ao racismo. A educação antirracista precisa estar intrínseca no projeto político pedagógico das escolas para que as famílias e toda a comunidade escolar caminhem juntos por uma educação que celebre a diversidade. Inscreva-se gratuitamente.
Os encontros têm o objetivo de inspirar e apoiar a comunidade escolar para aprendizagens seguras, inclusivas e de qualidade. Considerando, também, que a escola, como território onde se aprende e se ensina, age no sentido de apresentar outros modos possíveis de ser e estar no mundo, de conviver e honrar as diversidades, e tem o dever de trazer o debate e o compromisso com uma educação para relações étnico-raciais.
Para aqueles que acompanharem a transmissão ao vivo nos três dias, será emitido um certificado online de participação ao final do evento, que terá legendas em tempo real e intérprete de Libras.
A formação será dividida em 6 eixos temáticos:
• Escola, antirracismo e democracia
• O corpo negro na escola – racismo e seus impactos na subjetividade
• Educação para relações étnico-raciais
• Branquitude e racismo: o papel das escolas
• A representatividade e o protagonismo negro no currículo
• Recriar a escola sob perspectivas afro-brasileiras
Palestrantes do evento disponíveis para entrevista
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. É Professora Titular em Ensino-Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais, e docente do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, na condição de professora sênior. Integra o International Research Group on Epystemology of African Roots and Education. Entre diversos reconhecimentos, recebeu o prêmio Educação para a Igualdade, por ser a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação.
Nilma Lino Gomes – Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos do governo da presidenta Dilma Rousseff. Doutora em Antropologia Social (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.
Caroline Adesewa – Pedagoga criadora do Afroinfância, um canal voltado para práticas educativas afrocentradas. Caroline é professora na rede pública de São Francisco do Conde, cidade na região metropolitana de Salvador
Iara Viana – Mestre e Doutoranda em Estudos do Lazer na UFMG na linha de pesquisa “Lazer, Cultura e Educação”, oriunda do Movimento de Mulheres Negras de Minas Gerais. Especialista em áreas de risco social, atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Coordena, monitora e avalia o ensino de todo o Estado de Minas Gerais nos programas Afroconsciência e a Iniciação Científica Ensino Médio.
Alexsandro Santos – Doutor em Educação pela USP. É pesquisador junto ao Programa de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Também é pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Psicologia da Educação da PUC-SP. Em 2020, passou a integrar o Programa Internacional de Fellows da Fundação Ford. Foi Secretário Adjunto de Educação em Franco da Rocha (2013-2014). Desde 2015, está na coordenação da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Assumiu a presidência da escola em 2019.