Instituto Alana - Semana Mundial do Brincar - PORVIR

Maio, 2022

24Mai(Mai 24)2:00 pm26(Mai 26)5:00 pmInstituto Alana - Semana Mundial do BrincarBrincadeiras e experiências educativas que estimulam a imaginação do público infantil Espaço Alana, Local: Espaço Alana - Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal2:00 pm - 5:00 pm (26) OrganizadorInstituto AlanaCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

Você sabia que o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil? É por meio dele que as crianças conseguem desenvolver habilidades importantes como a coordenação motora, os aspectos cognitivos, sociais e até emocionais. Para valorizar o brincar como um ato transformador para a infância, o Espaço Alana participa da 13ª edição da Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa da Aliança pela Infância, que será realizada entre os dias 23 e 26 de maio, com o tema “Confiar na Força do Brincar“. A programação é voltada para educadores, crianças, adolescentes e toda a família. 

Para celebrar o brincar durante toda a semana o Espaço Alana contará com uma programação especial para receber toda a comunidade do Jardim Pantanal, extremo leste de São Paulo (SP), para uma série de encontros presenciais com atividades artísticas que estimulam a conexão com o mundo da criatividade para todos os públicos. A programação inclui brincadeiras e experiências que envolvem literatura, música, artes, práticas corporais e muita imaginação.

Quem não mora perto do Espaço Alana também poderá participar da programação e contribuir com percepções sobre o brincar, já que, apesar de ser um direito garantido por lei, muitas crianças ainda não têm acesso a um brincar livre e que possibilite condições para uma vivência plena da infância. Por isso, a programação do Espaço Alana trará uma conversa para provocar reflexões em educadores, pais, mães e responsáveis: no dia 23/05 (2ª-feira), às 14h, será promovido o painel online ‘Brincar na periferia: um ato de resistência’, que será transmitido pela página do Facebook do Espaço Alana. 

Essa conversa, que dará luz ao brincar como uma potente ferramenta para o fortalecimento de vínculos, desenvolvimento e interação social, que pode contribuir com uma sociedade mais justa, terá a participação de Taís Froes, pedagoga, observadora das infâncias e guardiã da Oca Infância Viva, e Mara Esteves, educadora popular e integrante da Coletiva Brincantes Urbanas. A mediação ficará por conta de Ana Cláudia Leite, pedagoga e assessora em educação e infância do Instituto Alana. 

Confira, a seguir, a agenda completa da Semana Mundial do Brincar no Espaço Alana:

Dia 24 (3ª-feira), das 14h às 17h
Neste dia, Edilene Santos, bibliotecária do Espaço Alana, participará de uma leitura mediada do clássico da literatura infantil ‘A árvore generosa’, que mostra a relação de um menino com uma árvore, ao longo da vida de ambos. Outra atividade imperdível será comandada pelo Grupo Ares, núcleo artístico de pesquisa e criação em dança, teatro físico e circo contemporâneo. Nela, os pequenos e suas famílias participarão de uma Oficina Circense, aprendendo técnicas de malabares e tecidos. 

Dia 25 (4ª-feira), das 14h às 17h
Espaço Sensorial e Lúdico ‘Brincando com os Sentidos’,
onde as crianças poderão vivenciar e explorar os quatros sentidos: audição, tato, visão e o olfato. Em um espaço lúdico e sensorial, com objetos coloridos com texturas diferentes, instrumentos de  percussão com materiais recicláveis, intervenções musicais e artísticas. A atividade será mediada pela Tribo Recreativa, grupo cultural e de entretenimento infantil. Ainda nesta data, será realizado também a Oficina Artística com Tintas Naturais, um espaço livre para desenhos e criações com a utilização de tintas naturais, comandado pelo Edmilson Bento da brinquedoteca do Espaço Alana. 

E, é claro, que o brincar na natureza não poderia ficar de fora! O projeto Urbanizar, do Instituto Alana, promoverá algumas dinâmicas especiais para estimular o contato com o meio ambiente. Os pequenos participarão de jogos de adivinhação do animal, morcego e mariposa e aprenderão a usar uma máquina fotográfica para conhecer mais sobre os seres vivos que vivem na natureza. 

Dia 26 (5ª feira), das 14h às 15h
Para encerrar a programação, a Banda Alana, projeto sociocultural do Instituto Alana formado por crianças e jovens do Jardim Pantanal, estará presente para realizar um show que reunirá uma série de atividades lúdicas e brincadeiras musicais para a família toda se divertir. 

Organizador

Instituto Alana

O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e ​fomenta​ novas formas de bem viver.

Saiba mais

Localização

Espaço Alana

Local: Espaço Alana - Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal