Instituto Sidarta - 3º Seminário Mentalidades Matemáticas - PORVIR

Outubro, 2021

Este é um evento com repetição

26OutDia inteiroInstituto Sidarta - 3º Seminário Mentalidades Matemáticas(Dia inteiro: terça) OrganizadorInstituto SidartaCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

O impacto da pandemia da Covid-19 na educação é gigantesco, e gestores públicos precisam adotar ações imediatas para responder a este desafio. A matemática, que já sofria com baixos índices de desempenho, está ainda mais distante de um ensino eficiente. Atento a isso, o Instituto Sidarta vai reunir Secretarias Municipais de Educação no 3º Seminário Mentalidades Matemáticas, em 26 e 27 de outubro, em parceria com o Itaú Social e apoio do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

O encontro vai dialogar sobre a importância da matemática no mundo pós-pandemia e o papel fundamental dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem. Os secretários de educação serão convidados a refletir sobre os dados compartilhados e a articular estratégias para alterar esses dados nos próximos anos. Ao final, será compartilhada uma agenda propositiva, com ações e iniciativas para a área da matemática.

Responsável por trazer e aplicar no Brasil a abordagem de ensino Mentalidades Matemáticas, desenvolvida na Universidade Stanford (Estados Unidos), o Instituto Sidarta colhe resultados positivos. O Curso de Férias, realizado com alunos de escolas públicas de Cotia (SP) por 10 dias em 2020, resultou em um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service). O Itaú Social transformou o Curso em uma tecnologia educacional, disponível para as secretarias municipais de educação a partir de 2022.

Nova maneira de pensar e ensinar a disciplina
Para alcançar os resultados, o Programa Mentalidades Matemáticas transforma a forma de pensar a disciplina e a maneira de ensinar. Baseada em estudos da neurociência, a abordagem derruba mitos, como de que “a matemática é para gênios”, e mostra que errar faz parte do processo de aprendizagem. Criado pela professora de Educação Matemática de Stanford Jo Boaler, o programa defende o ensino de uma matemática aberta, visual, criativa e mais equitativa.

Boaler é uma das palestrantes do evento. Além de apresentar a relação entre neurociência e matemática, falará do seu projeto em curso nos EUA “Data Science for Everyone” (Ciência de Dados para Todos), que leva para a sala de aula conceitos de ciência de dados e moderniza o ensino da matemática.

Em dois dias, o Seminário terá palestrantes internacionais, nomes da academia e do mercado em painéis temáticos (Ágoras) sobre neurociência, economia, equidade, matemática na era digital e o programa Mentalidades Matemáticas. O encontro quer mostrar como a disciplina é fundamental para entender o mundo e essencial para o mercado de trabalho do futuro e o desenvolvimento econômico dos países. Veja abaixo a programação.

Os participantes também farão vivências (oficinas) e debates para elaborarem o texto do compromisso pela educação matemática. Os painéis serão abertos ao público mediante inscrição. Clique aqui para se inscrever. As vivências serão exclusivas para os integrantes das Secretarias de Educação.

Organizador

Instituto Sidarta

Organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade, sempre alinhada aos nossos três princípios.
https://www.sidarta.org.br/instituto/#contato

Saiba mais