Setembro, 2021
Detalhes do evento
“Que leitores literários queremos formar no mundo digital?”. Este será o foco das discussões sobre leitura e formação de leitores no universo contemporâneo, que o Itaú Social realiza no dia
Detalhes do evento
“Que leitores literários queremos formar no mundo digital?”. Este será o foco das discussões sobre leitura e formação de leitores no universo contemporâneo, que o Itaú Social realiza no dia 21 de setembro, às 16 horas. O webinário “A leitura no mundo digital”, com transmissão pelo YouTube, discutirá a formação de leitores literários, especialmente crianças, adolescentes e jovens, diante do contexto de consumo acentuado dos meios digitais, considerando os entraves para a equidade e a inclusão.
Entre as convidadas está Maryanne Wolf, neurocientista cognitiva, pesquisadora e diretora do Centro de Dislexia, Aprendizagem Diversa e Justiça Social da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), que participará da mesa “O cérebro leitor no mundo digital”. Wolf trará uma análise sobre o desenvolvimento do cérebro leitor, especialmente durante a primeira infância, e como os recursos tecnológicos podem contribuir ou prejudicar a leitura aprofundada e a compreensão dos conteúdos. O encontro pretende ressaltar também os desafios para a formação de um cérebro duplamente letrado, tanto para o livro físico quanto para o digital.
A roda de conversa terá como mediadora Neide Almeida, secretária executiva da Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos), e as participações de Mara Sophia Zanotto, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Luisa Setton, especialista em literatura para crianças da Associação Vaga Lume e Giselly Lima de Moraes, pesquisadora em literatura infantil digital e formação do leitor literário e professora adjunta do Departamento de Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia).
As especialistas trarão reflexões sobre a responsabilidade das escolas públicas, da sociedade civil e dos mediadores de leitura, assim como a implementação de políticas públicas de acesso e democratização da leitura.
Para participar, é necessária inscrição prévia.