Novembro, 2022
Detalhes do evento
Com o intuito de discutir a imprensa, acontece presencialmente, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, na ESPM-SP, a segunda edição da Semana
Detalhes do evento
Com o intuito de discutir a imprensa, acontece presencialmente, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, na ESPM-SP, a segunda edição da Semana da Imprensa no Brasil, realizada pelo jornal Joca (o primeiro em seu formato no país para crianças e adolescentes) com o apoio de organizações, jornalistas e produtores de mídia de todo o Brasil.
O objetivo é informar e aproximar crianças e jovens do funcionamento da imprensa. Com esse contato e as informações levadas diretamente às escolas sobre o fazer jornalístico, os estudantes serão estimulados a uma reflexão posterior sobre o conteúdo trabalhado e as discussões realizadas sobre a imprensa e seu papel.
Também haverá transmissão on-line e ao vivo para quem não puder acompanhar o evento presencialmente, pelos canais no YouTube do jornal Joca e da ESPM. No intervalo entre uma mesa e outra, quem estiver presencialmente no evento poderá acompanhar um pocket show, de 30 minutos, com a banda Voz de Sálvia.
SERVIÇO
2ª edição da Semana da Imprensa no Brasil
Quando: 30/11 e 1/12, entre 14h e 17h.
Onde: ESPM-SP – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, São Paulo, SP.
Confirme se você vai cobrir o evento presencialmente: Renata Pereira atendimento@conectnews.com.br
Transmissão ao vivo e on-line: https://www.youtube.com/@TvJoca
Confira a programação completa
DIA 1 – 30/11
14h15 – Mesa 1 | FAZER JORNALÍSTICO
Objetivo: discutir as etapas necessárias para o fazer jornalístico consistente e de qualidade e mostrar que é possível gerar conteúdos em formatos diferentes, seguindo o mesmo processo adotado pelo jornalismo profissional (pauta, pesquisa, checagem, entrevista).
Entrevistados:
• Hugo Cuccurullo –Possui 30 anos de experiência no mercado de vídeos corporativos e publicitários, com passagem por produtoras em São Paulo e pela TV Cultura, TVA e TV Gazeta. É diretor da Galeria Filmes desde 2012, sócio da Daesquina Produções e diretor de conteúdo do projeto de jornalismo para jovens “Canal Reload”. Em 2019 foi vencedor do Google News Initiative Innovation Challenge, da América Latina.
• Maria Elisabete Antonioli – É graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pós-doutorado na mesma Universidade. É coordenadora e professora do bacharelado do curso de Jornalismo da ESPM. Também atua no Conselho Consultivo da ABEJ – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, onde exerce, atualmente, o cargo de Diretora Científica.
15h45 – Mesa 2 | CIÊNCIA NA MÍDIA
Objetivo: discutir a produção jornalística baseada em pesquisas e evidências científicas, enfatizando a importância de o tema estar sempre em pauta, estimulando e aprofundando discussões sobre assuntos importantes para a atualidade (como vacinação e crise climática). Serão discutidos, também, os cuidados na produção de conteúdos científicos em circulação na grande mídia, as responsabilidades dos autores (jornalistas, influenciadores etc.) e a questão da desinformação.
Entrevistados:
Entrevistados:
• Marco Farias – É bacharel e licenciado em Ciências biológicas pela USP e mestre em Ensino de Ciências pela mesma universidade. Além de professor no ensino básico desde 2014, Marco é assessor de ciências da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Colégio Pentágono desde 2020. Atualmente ministra um curso de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Beacon School. É um dos criadores e idealizadores do podcast “Alô, Ciência?”, de formação e divulgação científica.
• Ísis Nóbile – Coordenadora de comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Faz parte do conselho consultivo do grupo de trabalho Gênero e Clima, do Observatório do Clima (OC), da Rede Céus Estrelados do Brasil e da revista científica PROVER – Revista de Tecnologias Sociais. Formada em jornalismo com pós-graduação em divulgação científica pela ECA/USP, especializada em marketing pela FGV e radialista pelo Senac. Foi bolsista de divulgação e disseminação científica do CNPq (2018-2019). Está há 15 anos no jornalismo científico (G1, revista Época, Folha de S.Paulo, Pesquisa FAPESP etc).
DIA 2 – 1/12
14h15 – Mesa 3 | COMO A ECONOMIA INFLUENCIA O SEU DIA A DIA
Objetivo: falar sobre a amplitude da cobertura midiática acerca da economia, em decorrência dos diversos temas que fazem conexões com essa área (política, comportamento do consumidor, finanças e até mesmo saúde, como visto na pandemia), e como isso influencia nosso dia a dia.
Entrevistados:
• Fabiana Panachão – Jornalista com mais de 18 anos de experiência na grande imprensa, foi âncora do jornal Band News TV durante 5 anos. Com objetivo de traduzir as notícias de economia, criou e apresentou o Dinheiro em Foco, focado em educação financeira. Por dois anos esteve à frente da Money Week, um dos maiores eventos digitais do setor de investimentos e educação financeira, como âncora e curadora.
• Silvia Balieiro – Jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero. Com 28 anos de experiência na área, atuou em veículos como Exame, Info Exame, Info Corporate e Época NEGÓCIOS. Trabalhou sempre cobrindo as áreas de negócios, economia e tecnologia. Atualmente, é editora-chefe do TINO Econômico, jornal para adolescentes.
15h15 – Mesa 4 | SAÚDE MENTAL
Objetivo: discutir o impacto do consumo midiático, especialmente das redes sociais, sobre a saúde dos jovens. Os veículos de imprensa também ocupam esse espaço e apresentam papel importante para a identificação e denúncia de fake news, além de trazerem para o debate a necessidade do desenvolvimento de um consumo mais crítico e consciente das mídias em prol da saúde mental.
Entrevistados:
• Diogo Sponchiato – É jornalista e redator-chefe de Veja Saúde. Foi repórter da revista Saúde, da Editora Abril, editor da Galileu, da Editora Globo, e é curador e consultor de livros, pesquisas e premiações na área de ciência e saúde
• Márcia Briza Morelli – É psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com a dissertação “A Construção do Si Mesmo na Adolescência”. Tem formação em psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana de São Paulo (IBPW) e, também, em Psicoterapia Breve Operacionalizada pela USP. Atualmente trabalha em consultório particular atendendo especialmente adolescentes e jovens adultos.
Acesse o site da Semana da Imprensa para mais informações.
Localização
ESPM SP
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123