Evento já realizado!
Março, 2024
Detalhes do evento
Na próxima quinta-feira, 7 de março, o MEC (Ministério da Educação) abrirá o Ciclo de Seminários e Oficinas “Educação Digital: Caminhos Inclusivos para a Transformação Curricular na Educação
Detalhes do evento
Na próxima quinta-feira, 7 de março, o MEC (Ministério da Educação) abrirá o Ciclo de Seminários e Oficinas “Educação Digital: Caminhos Inclusivos para a Transformação Curricular na Educação Básica”. O Ciclo, promovido pela SEB (Secretaria de Educação Básica), é uma das ações do eixo curricular da Estratégia Nacional Escolas Conectadas. O objetivo é discutir caminhos para a implementação dos referenciais curriculares existentes sobre educação digital, além de disseminar boas práticas das redes públicas de ensino.
O primeiro seminário, nomeado “Histórico da Educação Digital: Experiências Internacionais e Caminhos para a Implementação”, acontecerá presencialmente no auditório da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em Brasília (DF). No total, a SEB produzirá seis seminários e seis oficinas, que começarão em março e irão até junho de 2024. O calendário de eventos estará disponível na página da Estratégia Nacional Escolas Conectadas.
Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil, a fim de discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar da PNED (Política Nacional de Educação Digital) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Computação.
O objetivo desse primeiro seminário é contar a história da construção dos referenciais curriculares para a educação digital no Brasil; apresentar a ideia geral do ciclo de seminários; conhecer experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos; e escutar representantes das redes de ensino sobre caminhos para a implementação.
Aos interessados em participar presencialmente do evento, o MEC orienta que façam sua inscrição por meio do respectivo formulário. No caso de participação remota, não é necessária inscrição prévia.
Programação
Abertura
- Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC
- Moderação: Ana Úngari Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC
Painel 1: Educação Digital na Educação Básica: A Experiência da BNCC, do Reino Unido e da Colômbia
- Ivan Siqueira, relator da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação
- Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE
- Diana Daste, diretora do British Council
Painel 2: Educação Digital na Educação Básica: Desafios e Oportunidades para as Redes de Ensino no Brasil
- Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
- Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
- Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul
Organizador
Detalhes do evento virtual
Localização
Auditório da Capes
St. Bancário Norte, Q 2, Edifício Capes, Lote 06, Asa Norte, 70040-020