NCPI - 9º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância - PORVIR

Outubro, 2021

Este é um evento com repetição

06Out9:00 pm12:00 pmNCPI - 9º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância9:00 pm - 12:00 pm OrganizadorNúcleo Ciência Pela InfânciaCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

Impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida e sensibilizar a sociedade sobre a importância desse tema é uma das principais causas defendidas pelo Núcleo Ciência Pela Infância. Por isso, a organização realiza, nos dias 06 e 07 de outubro, o 9º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Em formato on-line e com inscrições gratuitas, a edição de 2021 tem como tema “Primeira Infância na Pandemia: perspectivas para a gestão pública no Brasil”.

O principal objetivo do evento é sensibilizar os gestores públicos sobre a importância do investimento na primeira infância, visando mitigar as repercussões negativas deste um ano e meio de pandemia no desenvolvimento das crianças brasileiras. Entre os palestrantes dessa edição, Preto Zezé, presidente nacional da CUFA, e outros convidados abrirão o evento comentando a importância da primeira infância e a urgência desta temática no contexto do pós-pandemia.

Em seguida, Marcia Castro, Professora de Demografia e Chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública de Harvard, falará sobre os principais desafios da pandemia para o Brasil, enquanto Cesar Victora, Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comentará a mortalidade na infância durante a pandemia e os desafios relacionados às políticas públicas.

No mesmo painel, Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper, falará sobre efeitos sociais e econômicos da pandemia e sua repercussão na exacerbação das desigualdades sociais. A mesa terá ainda a participação de uma representante do UNICEF.

O Simpósio contará também com a presença de Juliana Prates, Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Guilherme Polanczyk, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Junto com Denise Bonsu, da Early Childhood Development Action Network (ECDAN), eles debaterão a influência da pandemia na saúde mental dos cuidadores e das crianças, bem como as práticas parentais e o desenvolvimento infantil, em uma mesa mediada por Claudia Vidigal, da Fundação Bernard van Leer, outra organização que integra o NCPI.

Jorge Cuartas, Codiretor da Fundação Apapacho, Cássia Carvalho, da End Violence Against Children, e uma representante da Redes da Maré abordarão os efeitos da violência (física e psicológica) nas crianças.

Em seguida, Lucimar Dias, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falará sobre racismo, educação infantil e desenvolvimento na primeira infância.

No último painel, Tiago Bartholo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Fochi, Doutor em Educação (USP), Mercedes Layol Lassalle, Presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), e um representante da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), exploram como o fechamento das escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) afetou as crianças e suas famílias, com mediação de Beatriz Abuchaim, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

“A ideia, por meio dos diversos painéis, é contemplar os vários cenários impactados pela pandemia. De saúde à educação, o simpósio vai promover um debate amplo sobre as diversas frentes que atuam e contribuem para o desenvolvimento dos pequenos. Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é fortemente influenciada por todo o meio em que está inserida”, finaliza Mariana.

No dia 08 de outubro, acontecerá ainda uma sessão exclusiva para gestores públicos e convidados do NCPI, cujo foco será debater o papel das lideranças na gestão de crises e na implementação de políticas que enderecem desafios complexos.

O Simpósio é voltado para representantes de organizações da sociedade civil, profissionais que atuam com a primeira infância, especialmente das áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, jornalistas e acadêmicos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site simposioncpi.com.br. A programação completa e mais informações estão disponíveis no mesmo endereço.

Organizador

Núcleo Ciência Pela Infância

Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O NCPI é composto, atualmente, por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina

Saiba mais