Webinário Porvir - O legado de Marielle Franco para as juventudes brasileiras - PORVIR

Março, 2023

29Mar7:00 pm8:00 pmWebinário Porvir - O legado de Marielle Franco para as juventudes brasileiras7:00 pm - 8:00 pm CompletedEvento virtual

Detalhes do evento

A morte da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) e do seu motorista, Anderson Gomes, completa cinco anos neste mês de março. A data reforça um pedido de respostas pelo crime que permanece sem resolução, mas também é um momento para refletir sobre o legado de Marielle para as juventudes brasileiras. 

Mulher, negra, nascida na favela da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, ela foi a quinta vereadora mais votada nas eleições do Rio de Janeiro em 2016. Iniciou na militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida em um tiroteio entre policiais e traficantes. Tornou-se mãe aos 19 anos e participou de diversos coletivos e movimentos feministas, negros e de favelas. 

Cinco anos depois de sua morte, como a trajetória de Marielle mobiliza o debate por uma educação antirracista com a participação e o protagonismo dos estudantes?

O interesse da juventude pelo protagonismo nas tomadas de decisões da sociedade é um fator importante para transformações reais – e essa mudança pode começar na escola. O ambiente escolar pode ser um espaço impulsionador para o despertar para a política, aproveitando-se de um cenário cada vez mais favorável: em 2022, o Brasil viveu um recorde de novos eleitores: foram mais dois milhões de novos eleitores entre 16 e 18 anos. O número representa um aumento de 47,2% em relação ao processo eleitoral de 2018.

Inscreva-se agora no webinário que será realizado em 29 de março, às 19 horas