Junho, 2023
Detalhes do evento
Em junho, celebra-se o mês do orgulho LGBTQIAP+. A data teve origem em 28 de junho 1969, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn, localizado em
Detalhes do evento
Em junho, celebra-se o mês do orgulho LGBTQIAP+. A data teve origem em 28 de junho 1969, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, resolveram dar um basta às frequentes invasões policiais que vinham acontecendo no local. A revolta é um dos mais importantes marcos da luta LGBTQIAP+ e reverbera positivamente até os dias de hoje.
Em 2023, mais de 50 anos após o episódio, a luta por direitos ainda resiste e, mais do que nunca, precisa ser um assunto presente nas escolas. De acordo com dados da Pesquisa Nacional sobre Estudantes LGBT e o Ambiente Escolar, realizada em 2015 pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o clima é de insegurança para estudantes que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ dentro das escolas.
- 60% se sentiam inseguros/as/es na escola por causa de sua orientação sexual.
- 48% ouviram com frequência comentários LGBTfóbicos feitos por seus pares.
- 55% afirmaram ter ouvido comentários negativos especificamente a respeito de pessoas trans.
- 56% dos/das estudantes LGBT foram assediados/as/es sexualmente na escola.
O webinário que será realizado pelo Porvir trará exemplos práticos de como debater a temática na escola e como acolher estudantes, respeitando suas identidades. Webinário Porvir – Questão de gênero é questão da escola – PORVIR
CONVIDADAS:
Paula Beatriz de Sousa Cruz
Paula Beatriz de Souza Cruz é mulher transexual, negra e pedagoga. Tem pós-graduação em três áreas: Gestão Educacional pela Unicamp (Universidade de Campinas), em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão pela UNISE. É diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, localizada no Capão Redondo (Zona Sul de São Paulo), e professora aposentada da prefeitura do município de São Paulo.
É ativista e militante independente dos movimentos sociais, políticos, educacionais e culturais LGBTQIA+. Atua no magistério público há 34 anos e foi a condutora da mobilização quanto à inclusão de nome social de alunos(as) transexuais e travestis em listas de chamada e diários de classe.
Lucas Dantas
Lucas Dantas é doutoranda em “Educação: História, Política, Sociedade” pela PUC (SP), onde também concluiu o mestrado. É licenciada em Letras-Português pelo Instituto Singularidades, onde atua como professora na pós-graduação, ministrando a disciplina de gênero e sexualidade.
Isabella Glitz Kaefer
Estudante da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Getúlio D. Vargas, em Novo Hamburgo (RS), criou o projeto Love is Love, ao lado dos alunos João Renato Matias de Oliveira e Lara Pereira Hahn. A proposta se concentra na identificação e diferenciação entre gênero e sexualidade, e aborda aspectos como identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico, por exemplo.
MEDIAÇÃO:
Beatriz Cavallin
Coordenadora da área de comunidades no Porvir