Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo do LIV 'Escola que sente' - PORVIR
Crédito: Reprodução

Blog

Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo do LIV ‘Escola que sente’

por Redação ilustração relógio 20 de agosto de 2020

Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo intitulado “Escola que sente”, homenagem do LIV para todos os educadores do Brasil. O LIV (Laboratório Inteligência de Vida), parceiro do Porvir na cobertura “Educação em Tempos de Coronavírus”, é o programa que está em mais de 350 escolas pelo Brasil, desenvolvendo o pilar socioemocional e criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão que os alunos têm de si, do outro e do mundo.

O filme se apresenta como uma homenagem, em forma de poesia, a todas as escolas e educadores do Brasil, personificando a instituição e refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam. A escola é (ou deveria ser) presente na vida de todos e, mais do que nunca, foi possível perceber como a nossa sociedade se organiza a partir dela.

“A gente ouviu muito dos nossos alunos e professores que eles sentiam falta da escola. Existe um lugar imaginário muito bonito de pensar que essa escola também sente falta das pessoas que deixaram um pouquinho das suas histórias nos corredores.” Conta Joana London, psicóloga e gerente-executiva pedagógica do LIV.

O LIV é o um programa de aprendizado socioemocional que engloba todos os anos da educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio, atuando hoje com mais de 200 mil alunos em escolas parceiras. O programa ocorre como um tempo de aula na grade curricular e busca se expandir na escola como um pilar socioemocional. Foi pioneiro na criação de um material virtual para lidar com questões que surgiram durante a pandemia, o LIV em Casa, permanecendo, assim, junto à comunidade escolar mesmo durante o isolamento social. Independente de quando o retorno físico às escolas possa acontecer, é importante que todo o processo que estamos vivendo na comunidade escolar seja sustentado no cuidado socioemocional para todos que a compõe.

“O LIV destaca a importância do olhar para a saúde mental e emocional não só desse aluno, mas também das famílias, professores e funcionários. Essa #escolaquesente reconhece a importância de olhar mais para pessoas do que para resultados e se sensibiliza como protagonista na vida de boa parte da sociedade” Comenta Fabiana Decnop, gerente-executiva de marketing do LIV.

A narração do vídeo traz a experiência de uma escola viva, que fala do que sente e reconhece a importância das pessoas. Uma escola que se identifica tanto com a “gritaria e movimento” como, também, com o “silêncio e concentração”. Na busca de uma voz que pudesse trazer a importância, a leveza e a seriedade necessárias para o tema, o LIV encontrou uma parceria em Fernanda Montenegro, atriz brasileira indicada ao Oscar e ganhadora do Emmy.

As cenas ilustram a instituição vazia e a presença isolada de algumas pessoas, representando os alunos, professores e funcionários que costumam ocupar esse espaço. A gravação das imagens ocorreu respeitando todas as indicações dos órgãos de saúde e o áudio foi enviado por Fernanda Montenegro da sua casa.


TAGS

socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x