Filme leva empreendedorismo social a escolas de São Paulo - PORVIR

Inovações em Educação

Filme leva empreendedorismo social a escolas de São Paulo

O longa metragem Quem se Importa inspira jovens com projeto educativo voltado para a discussão do tema

por Vagner de Alencar ilustração relógio 27 de abril de 2012

O documentário Quem se Importa, lançado neste mês no país, está levando o tema do empreendedorismo social às escolas, por meio de um projeto educativo gratuito.  O filme conta a história de 18 empreendedores sociais do Brasil e do mundo e inspira os jovens, que discutem o tema em sala de aula.

Antes mesmo de o longa estrear, Mara Mourão, diretora do documentário, já havia realizado sessões em colégios, despertando o interesse sobre o tema ainda pouco comum no currículo escolar. Segundo Mara, “o objetivo é incorporar conteúdos do filme nesses espaços de ensino, para que contribuam com a formação e atuação desses jovens”.

Para o projeto, foi criado um guia de discussão, com dicas de livros e sites sobre o empreendedorismo social. O material é gratuito e os próprios professores montam os debates em sala de aula. Cópias do filme também podem ser solicitadas no site do projeto, assim como o agendamento de sessões particulares.

Empreendedores que se importaram

Mary Gordon é uma das 18 empreendedoras sociais de Quem se Importa. A canadense elaborou o programa escolar Roots of Empathy (Raízes da Empatia) em que jovens e adolescentes são incentivados a se relacionar com bebês, ampliando a percepção sobre seus próprios sentimentos e criando uma cultura de mais afeto e compreensão.

No Brasil, Joaquim Melo, após perceber que a comunidade periférica de Palmeira, em Fortaleza (CE), estava se reurbanizando, criou o Banco Palmas e a moeda local Palmas. A ideia é incentivar o comércio local e estimular o dinheiro a não sair do próprio bairro.

Veja o trailer


TAGS

empreendedorismo

2
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
PORVIRAndrea Pengo Santos Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Andrea Pengo Santos
Visitante
Andrea Pengo Santos

Sou professora da rede pública de São Paulo. Quero atualizar meus alunos e fazer com que vejam o filme. Como adquiri-lo?

Obrigada.

Andrea

por Mariana Fonseca
Membro
por Mariana Fonseca

Oi Andrea,
Que bom que você se interessou. O material é gratuito e está disponível, entre em contato com eles pelo site para mais informações.
Abs,
Equipe Porvir