Formação técnica pode alavancar competitividade - PORVIR

Saiu na Mídia

Formação técnica pode alavancar competitividade

por Redação ilustração relógio 9 de novembro de 2012

Hoje, o caderno de Economia do Estado de S. Paulo dedica um especial sobre ensino profissionalizante. Na capa, com o título Educação – Ferramenta para o desenvolvimento, o jornal apresenta os dados que apontam a corrida do Brasil para não perder espaço no cenário mundial.

Com pouca mão de obra qualificada e um número pequeno de jovens que chegam ao ensino superior, o Brasil tem o desafio de ampliar sua produtividade investindo em inovação e educação profissionalizante. Essa avaliação foi unânime durante o seminário “Educação e formação de mão de obra para o crescimento”, terceiro da série Fóruns Estadão Brasil Competitivo, realizado pelo Grupo Estado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para Rafael Lucchesi, presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o percentual de 6,6% de jovens brasileiros, de 15 a 19 anos, que estão matriculados em ensino médio profissionalizante é muito baixo comparado à média dos países Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que chega a 42%.

do Estado de S. Paulo

O Porvir também falou com Rafael Lucchesi sobre a necessidade do Brasil ter mais engenheiros para inovar


TAGS

avaliação, carreira, ensino médio, pesquisas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x