Educação híbrida: como a gestão pode apoiar as competências digitais da equipe
Ao comemorar uma década de atividades, coordenadoria de formação docente no Ceará oferece ambiente virtual de aprendizagem com materiais que incentivam o aprendizado digital
por Jucineide Fernandes / Vagna Lima
17 de maio de 2024
A Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, comemora 10 anos em 2024. Dedicada à inovação educacional e à formação continuada dos profissionais da rede pública, a Coded busca reunir as exigências formativas para a educação do futuro. E esse assunto precisa estar no radar da gestão escolar.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
Um de nossos pontos de ação é o projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional, que tem como objetivo impulsionar a atuação dos profissionais de educação no uso de tecnologias, auxiliando os gestores e professores da rede a elaborar e implementar ações de vanguarda. Com essa ação, busca-se preparar os estabelecimentos de ensino para a transformação educacional, impulsionada pela cibercultura e pelas novas formas de ensinar e aprender.
As ações desenvolvidas neste projeto são organizadas e compartilhadas por meios de trabalhos acadêmicos e material instrucional. A exemplo desses, foi publicado, no ano de 2023, o livro “Vivências e práticas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional”, e neste ano de 2024, o e-book “Relatos de experiências no contexto da educação híbrida: agentes da gestão da inovação educacional AGI 2023” e o “Catálogo de práticas dos agentes de gestão da inovação educacional 2023: possibilidades didáticas com uso de REAs/REDs”. Todas essas obras são compostas por experiências que demonstram como a inovação educacional permeia o fazer docente na rede estadual educacional cearense.
Relacionadas
A experiência do Ceará no desenvolvimento de competências digitais de professores
Inteligência artificial: quais competências são esperadas para professores e estudantes
Objetivos de aprendizagem devem nortear a compra de tecnologias digitais
Apoio aos docentes
A coordenadoria tem produzido materiais didáticos e pedagógicos, além de realizar curadorias, disponibilizando REDs e REAs (recursos educacionais digitais e abertos) para apoiar professores e estudantes no desenvolvimento de sua fluência digital. Também oferece materiais abertos, como cursos autoinstrucionais e cards educativos, para que os gestores cearenses possam acessá-los e repassá-los às suas redes. O Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional é uma plataforma que identifica as operações mentais das aprendizagens dos estudantes, por meio de avaliações diagnósticas. Com base no currículo, são elaborados materiais didáticos estruturados para dar suporte aos professores, bem como a oferta de formação específica para a sua utilização no processo de recomposição das aprendizagens dos estudantes.
Acreditamos na troca e no compartilhamento de saberes entre as equipes escolares. Por isso, as práticas pedagógicas realizadas durante o ano letivo são divulgadas no Seminário DoCEntes. O evento proporciona aos professores e gestores da rede de ensino reflexões sobre as demandas locais e globais referentes à educação, mobilizando o ensino-aprendizagem por meio de atividades.
Clique na foto para ver a galeria de imagens:






Espaços de troca e aprendizagem
A coordenadoria possui, ainda, uma infraestrutura composta por laboratórios, auditórios, estúdios e salas de videoconferência, ambientes voltados para o desenvolvimento de projetos educacionais inovadores.
Nesses espaços, são realizadas ações, como as Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática (LabCED), que proporcionam experiências de aprendizado imersivas e interativas, assim como no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), onde são realizadas formações para o desenvolvimento da cultura maker.
Como resultado da cooperação com a Rede de Inovação Educacional para a Educação Híbrida, a coordenadoria recebeu dois Núcleos de Inovação Educacional da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), com vistas à produção de RED, que serão inaugurados neste ano de 2024.
Vale destacar, ainda, o Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que contribui para a Política Nacional de Formação de Professores, com oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, voltadas preferencialmente para profissionais da educação básica.
Desse modo, comemoramos os nossos dez anos agora em 2024 na promoção da formação docente e discente, educação a distância e no campo da educação híbrida. Buscamos sempre reafirmar nosso compromisso com a inovação e excelência educacional, na direção de nos consolidar como referência educacional no Ceará e no Brasil.
Jucineide Fernandes
Mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Atual Secretária-Executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado Ceará (Seduc-CE).
Vagna Lima
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE)






Um dos grandes incrementos e subsidio para efetivação de repertórios no uso de metodologia ativas, que permite a inclusão de professores e alunos, para um ensino e aprendizado inovador, prático, dinâmico, proporcionando a interação eficaz e significativo nos dias atuais.
O projeto Agente de gestão da Inovação Educacional é essencial para promover um avanço significativo na qualidade da educação. Focando na capacitação de gestores e professores no uso de tecnologias, ajuda a modernizar o ensino e prepara os educadores para enfrentarem os desafios contemporâneos. É uma excelente iniciativa, pois é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente alinhado com as demandas de cada escola.
Trabalhei com a professora Vagna Lima, uma coordenadora inteligente, sensível e antenada com as necessidades da rede. Sob sua batuta estudamos e construímos um projeto de educação híbrida, saindo na frente até mesmo do governo nacional. Uma pena que iniciativas tão visionários, e com muita qualidade, posto que foi construído por uma equipe de doutores especialistas em educação, não sejam devidamente valorizadas, o projeto foi engavetado. De todo modo, tudo que é implementado tem muita qualidade.
Excelente política que o Ceará está construindo na educação.
A educação cearense sempre inovando capacitando professores e professoras na busca da recomposição da aprendizagem!
Buscamos na nossa atuação junto às escolas, promover a troca de conhecimentos e o acesso as tecnologias educacionais de forma desburocratizada e intuitiva para professores e estudantes. sentindo o chão da escola e suas realidades diversas.
Por experiência própria vejo o quanto as metodologias ativas envolvem e cativam os alunos trazendo bons resultados
Participando de uma formação, conhecendo o espaço da CED para aprendizagem sobre programas de educação híbrida!
Fafá, Crede 15. É inspirador ver como a Coded/CED vem fortalecendo a educação híbrida e apoiando a transformação digital nas escolas. As ações voltadas para a formação continuada, o uso de tecnologias e o incentivo à inovação mostram o compromisso real com uma educação mais conectada às necessidades dos estudantes e professores. A oferta de materiais abertos, os espaços criativos e os projetos colaborativos são pontos muito positivos, pois valorizam o protagonismo docente e promovem uma rede de aprendizagem viva e compartilhada.
Como agente de gestão e inovação na Sefor2, considero extremamente inspiradora a iniciativa destacada na matéria do Porvir. A atuação da Coded/CED evidencia um olhar estratégico e sensível às demandas contemporâneas da educação, ao fortalecer competências digitais de forma estruturada e contextualizada. O uso de plataformas de avaliação diagnóstica, a produção de recursos educacionais abertos e o incentivo à formação contínua, como o Seminário DoCEntes, são práticas que dialogam diretamente com os desafios que vivenciamos nas regionais.
Essas ações reafirmam que investir em infraestrutura e formação não é apenas modernizar, mas garantir equidade e protagonismo para professores e estudantes. É esse tipo de política pública que inspira e fortalece nosso trabalho na ponta.
Sou a Roonyérica, AGI da Crede 1. Gostaria de parabenizar a Coded pelos 10 anos de atuação e pelo projeto AGI que tem promovido inovações educacionais na nossa rede de ensino, além do LabCrie que tem oferecido um espaço onde se pode desenvolver a cultura maker. Essas ações são essenciais para alcançarmos a educação integral nas nossas escolas.
Sarah, AGI da Crede1. O fomento de novas metodologias e o desenvolvimento contínuo dos profissionais são pilares essenciais para transformar as práticas pedagógicas e garantir um aprendizado mais engajador e eficaz para nossos estudantes. A dedicação da Coded/CED em promover essas iniciativas faz a diferença na qualidade da nossa educação.
Meu nome é Wendel Maciel e atuo como Agente de Gestão da Inovação Educacional (AGI) na CREDE 12.
Desde a implementação do projeto AGI, tenho acompanhado o comprometimento da Secretaria de Educação em fomentar inovações pedagógicas através da integração de tecnologias digitais no processo educacional. Um dos destaques dessa iniciativa é o investimento em formação continuada para professores e gestores, disponibilizando um acervo diversificado de Recursos Educacionais Digitais (RED) e Recursos Educacionais Abertos (REA), que contribuem significativamente para a qualificação da prática docente.
É inspirador ver uma década de compromisso com a formação docente se materializar em ações concretas como essa! A criação de um ambiente virtual de aprendizagem demonstra visão de futuro e reforça o papel estratégico da Coordenadoria de Formação Docente do Ceará na valorização dos professores e na promoção de uma cultura digital nas escolas
A transformação digital na educação já é uma realidade — e a gestão tem um papel essencial nessa caminhada.
Em seus mais de 10 anos de atuação, a Coded/CED tem sido parceira dos profissionais da rede pública, promovendo formação continuada, inovação e uso consciente das tecnologias.
Por meio do projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional, gestores e professores são incentivados a criar, experimentar e compartilhar práticas que realmente fazem a diferença na sala de aula.
Os livros e e-books lançados nos últimos anos mostram que é possível unir tecnologia e sensibilidade pedagógica — com criatividade, empatia e propósito.
Que cada escola seja um espaço de aprendizagem viva, onde todos crescem juntos. E que a gestão continue sendo ponte para um futuro mais humano e conectado. Penso que ainda temos muito a crescer, e que com o trabalho que fazemos, o desenvolvimento da educação cearense só tem a ganhar.
A tecnologia está a todo instante presente em nossas vidas e a medida em que conseguimos relacioná-la com atividades educacionais podemos tornar a aprendizagem mais atrativa e envolvente. Quando conseguimos usar a gamificação para trabalhar determinada competência ou habilidade despertamos nos nossos estudantes maior engajamento e motivação para aprenderem de forma mais divertida e significativa.
A Educação Híbrida ainda se apresenta como um grande desafio em nossas escolas. Diversificar práticas pedagógicas, promovendo uma ampliação de possibilidades de apropriação de conhecimentos, seja dentro ou fora do ambiente escolar, é uma maneira de minimizar os impactos que ainda sofremos na educação em decorrência do período pandêmico. A educação híbrida tem potencial de agregar sentido ao processo de ensino e aprendizagem, tornado prazeroso e significativo o ato de aprender. A iniciativa da Seduc, como o projeto de Agentes de Gestão da Inovação Educacional tem enorme potencial, pois proporciona a troca de experiência entre docentes e um maior envolvimento da gestão escolar com as questões pedagógicas.
Sou Silvanecia Moraes, AGI na CREDE 20, desde 2024.
Trabalhamos junto as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), realizando formações, visita às escolas e apoiando os sujeitos da ação educativa no que se refere ao uso didático das tecnologias, qualificando, assim, os processos de ensino-aprendizagem, desenvolvidos pelas instituições de ensino da rede pública estadual. por meio do incremento de tecnologias e materiais instrucionais, e da promoção de formação continuada e melhor contribuindo com a Educação Cearense.
O apoio da coordenadoria de formação docente no Ceará é muito significativo ao proporcionar a possibilidade de aprendizados com a utilização de mídias digitais, visto que estas possui como vantagem a sua capacidade de tornar o aprendizado acessível a um público mais amplo. Estudantes de diferentes origens e localidades podem acessar materiais educacionais online, eliminando barreiras geográficas e financeiras. Isso promove a inclusão, permitindo que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver, independentemente de sua situação socioeconômica além de propriciar a interatividade e o engajamento
A Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) atua como uma referência para a educação estadual cearense, vislumbrando possibilidades, apontando caminhos, refletindo experiências na discussão atual e necessária sobre a interface entre tecnologia e educação. Cabe salientar que uma gestão orientada nessa direção, como proporciona a Coded/CED, dá não só segurança, mas motivação para que o trabalho com as competências digitais seja aprofundado em todas as esferas, sobretudo no chão da escola.
A discussão sobre a educação híbrida e a importância da gestão no desenvolvimento das competências digitais é extremamente relevante, especialmente em um mundo cada vez mais digital.Acredito que investir em capacitação e em um ambiente colaborativo pode realmente transformar a experiência educacional. Ações como o Seminário DoCentes são fundamentais para o compartilhamento e fortalecimento dessas práticas.
Crede 10/Russas.
As tecnologias na educação transformaram a forma como aprendemos e ensinamos, tem que oferecer aos nossos educandos ferramentas e recursos para tornar o processo de ensino mais interativo, dinâmico e personalizado. Pois, elas permitem o acesso a uma vasta gama de informações, estimulam a colaboração entre alunos e professores, e facilitam o desenvolvimento de habilidades digitais, essenciais no mundo atual. Estou iniciando esse ano como agi, e pretendo trabalhar com a gratificação, pois sabemos que na educação com jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador para os educandos.
As tecnologias na educação transformaram a forma como aprendemos e ensinamos, tem que oferecer aos nossos educandos ferramentas e recursos para tornar o processo de ensino mais interativo, dinâmico e personalizado. Pois, elas permitem o acesso a uma vasta gama de informações, estimulam a colaboração entre alunos e professores, e facilitam o desenvolvimento de habilidades digitais, essenciais no mundo atual. Estou iniciando esse ano como agi, e pretendo trabalhar com a gratificação, pois sabemos que na educação com jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador para os educandos.
A inovação pedagógica transforma a forma como fazemos a educação, parabéns aos envolvidos pelo trabalho excelente!
Sou Alexsandra, Agente de Gestão da Inovação Educacional – AGI da CREDE 8.
As atividades desenvolvidas em torno da implementação da educação híbrida são de grande importância para fortalecer as práticas de ensino a distância e contribuir para a desenvoltura dos profissionais no uso das tecnologias digitais, capacitando-os a incorporá-las às suas aulas de forma que agreguem valor e promovam transformações nos ambientes educacionais. Assim, parabenizo a dedicação e o empenho da CODED-CED em oferecer atividades que auxiliam esses profissionais na prática da educação híbrida, contribuindo, assim, para o avanço de uma educação de qualidade.
Sou Jeyvison de Oliveira Lemos, Agente de Gestão da Inovação Educacional – AGI da CREDE 12.
Ao integrar de forma eficaz as dimensões presenciais e online, a educação híbrida capacita os alunos a se tornarem aprendizes autônomos, cidadãos digitais responsáveis e profissionais competentes.
Jéssica Hellen – CREDE 9
O processo de formação continuada docente, fomento ao uso das TDICS, elaboração de material e estratégias de recomposição da aprendizagem reforçam o compromisso com a promoção de uma educação com qualidade social. Estamos no caminho certo!
Este ano, estou acompanhando o trabalho dos AGIs mais de perto na CREDE 12, mas sempre acreditei que essa abordagem desempenha um papel fundamental na promoção das competências digitais da comunidade escolar, criando condições para que professores e estudantes se apropriem das tecnologias de forma crítica e significativa, alinhando-se às demandas contemporâneas da educação.
É inspirador ver ações de inovação educacional sendo incorporadas à formação docente na rede estadual de ensino do Ceará. Que cada vez mais iniciativas e projetos voltados para a prática da educação híbrida possam fortalecer e garantir mais qualidade ao ensino em nosso estado.
Sou Ana Lara, AGI na CREDE 01 e gostaria de dizer que ações coordenadas voltadas para a inovação, uso de tecnologias e educação híbrida, são cada dia mais requeridas pela sociedade, são o futuro. Já vimos uma amostra disso e algo que feliz ou infelizmente acabou nos “empurrando” ainda mais para essa realidade, foi o contexto pandêmico de 2020 que obrigou muitos a se adaptarem a essa vida virtual e de certo modo trás avanços e mudanças permanentes no nosso modo de pensar e viver socialmente, viver num contexto híbrido que tem suas vantagens e desvantagens, mas ouso em dizer que busca de maneira mais fácil e rápida, a democratização a informação e ao ensino, desde que ocorra inclusão digital, claro. Portanto, o trabalho da CODED/CED são imprescindíveis para essa inovação, para que isso ocorra da forma mais justa e ordenada possível, atuando na formação de professores e suporte aos estudantes.
A reportagem reforça o que vivenciamos: a verdadeira inovação surge quando conseguimos integrar tecnologia e pedagogia de forma significativa. A tecnologia educacional se concretiza através da formação contextualizada, em que podemos adaptar ferramentas digitais às necessidades específicas de cada escola; da mediação tecnológica, simplificando o uso de recursos educacionais abertos e metodologias ativas; e da criação de redes colaborativas que conectam saberes entre educadores. Projetos como estes exemplificam como essa abordagem produz resultados tangíveis, transformando teorias em mudanças efetivas nas salas de aula. Como AGI, nosso papel é justamente ajudar a construir essas pontes entre a inovação e a a escola, garantindo que a transformação digital na educação seja inclusiva, relevante e, acima de tudo, pedagógica. – Luana Fernandes – AGI SEFOR 2
As ações da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) do Ceará evidenciam um compromisso consistente com a inovação na educação híbrida, ao promover a formação continuada de professores, o uso crítico das tecnologias digitais e o fortalecimento da cultura colaborativa entre educadores. Iniciativas como a formação de Agentes de Gestão da Inovação Educacional, a produção de recursos educacionais abertos e a valorização das práticas docentes demonstram que a inovação vai além da tecnologia, centrando-se na transformação pedagógica. Apesar dos avanços, permanecem desafios como a equidade no acesso digital e a avaliação dos impactos das práticas na aprendizagem, que exigem atenção contínua da gestão educacional. Parabéns aos envolvidos em todo o processo, que impacta muitos jovens. Andrea Maria Façanha Venâncio – AGI CREDE 18
O projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional é fundamental para aprimorar a qualidade do ensino, ao promover a formação de gestores e docentes no uso de tecnologias. A iniciativa contribui para a modernização pedagógica e para a adequação das práticas escolares às demandas contemporâneas, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente.
Bom dia!
Sou Douglas Lima, estou como AGI da CREDE 6. Fico feliz em saber que existe uma Coordenadoria de apoio a Formação Docente, fortalecendo a formação continuada dos professores e na recomposição de aprendizagem dos estudantes. Fortalecendo a educação pública de qualidade, plural, igualitária e acompanhando as necessidades da educação 4.0. Reconhecendo a importância das tecnologias como aliadas da educação. A importância da educação híbrida e de um espaço de apoio aos professores como a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (COCED/CED) da Secretária de Educação do Ceará (Seduc – CE).
Ao apoiar o desenvolvimento das competências digitais da equipe, a gestão contribui para uma integração mais efetiva das tecnologias no cotidiano escolar. Isso não se resume à oferta de equipamentos ou plataformas, mas envolve principalmente o investimento em formação continuada, incentivo à inovação e criação de uma cultura digital colaborativa.
Itamara Leandro. AGI Crede.
A ações desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), tem sido relevantes para formação docente e discente, educação a distância e educação híbrida. O incentivo as praticas inovadoras é fundamental para promover o engajamento nos processos de ensino aprendizagem, favorecendo uma educação mais completa e motivadora.
A gestão escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento das competências digitais da equipe docente, por meio de estratégias de formação, integração tecnológica, colaboração e avaliação contínua. Essas ações são fundamentais para a efetiva implementação do ensino híbrido e para a promoção de uma educação de qualidade no contexto digital.
Peterson Matheus – Coded/CED.
Atualmente sou Agente de Gestão da Inovação Educacional na CODED/CED e há muito tempo conheço o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição na promoção de iniciativas como foco no uso de tecnologias educacionais. Desde sua criação sempre desenvolveu iniciativas voltadas para formação de professores e estudantes. Isso mostra sua relevância para toda a rede estadual de educação do estado do Ceará e tem sido referência para outras regiões do país, no desenvolvimento de ações voltadas para formação de professores e estudantes no uso das tecnologias digitais na rede estadual de ensino.
A educação híbrida é muita desafiadora e inovadora, agora que me tornei um AGI na CODED CED, fico feliz em participar e contribuir no crescimento da educação digital. Há tempos trabalho com as mídias digitais. Tive a experiência da formação, no tempo da pandemia em 2021, apresentar meu TCC on-line foi super interessante. Parabéns pela a iniciativa da instituição em buscar sempre promover experiências e as habilidades digitais dos educadores e estudantes da Rede Estadual.
A CODED/CED é um berço de conhecimento que proporciona aos profissionais da educação formação continuada de qualidade e gratuita, além de promover momentos de socialização de práticas exitosas e troca de experiências.
Antonia Edvânia Fernandes Antunes – CREDE 18.
Ao longo de 10 anos de existência a coded/ced vem sempre trazendo inovações e apoiando a formação continuada docente 👏👏👏
A CODED/CED é, sem dúvidas, um grande apoio para a formação de professores da rede estadual do Ceará. Destaco aqui neste comentário a grande contribuição desta coordenadoria para o trabalho voltado para a inovação tecnológica educacional. O incentivo através das ações atrateladas a formação continuada de professores tem sido de grande relevância para o uso de metodologias inovoativas em sala de aula e como consequência o engajamento dos estudantes e sua melhoria na aprendizagem
O papel da Coded/CED nesses ultimos dez anos tem sido muito importante para a inovação educacional e a formação continuada dos professores cearenses.
Além de oferecer materiais didáticos, pedagógicos e recursos educacionais digitais e abertos para professores e estudantes, promove espaços de troca e aprendizagem. É um trabalho de excelência que tem redesenhado a forma como se ensina e como se aprende nas escolas cearenses.
Capacitar gestores e professores é fundamental para fortalecer a cultura digital nas escolas. Com as trocas de experiências, a oferta de formação adequada e o acesso às tecnologias, é possível inovar nas práticas pedagógicas e tornar o ensino mais dinâmico e a aprendizagem mais divertida e conectada à realidade dos estudantes atuais.
O projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional configura-se como uma estratégia relevante para a qualificação da gestão escolar e para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras. Ao priorizar a capacitação de gestores e docentes no uso pedagógico das tecnologias digitais, a iniciativa contribui para a modernização dos processos educacionais, promovendo maior eficácia na organização do trabalho escolar e no desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do século XXI. Trata-se de uma ação estruturante que potencializa a construção de ambientes de aprendizagem mais responsivos, colaborativos e centrados no protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
Patrick Clayvert Alves da Silva – CODED/CED
Sou AGI da CODED/CED. Nosso papel é fundamental nessa transformação, preparando as escolas para os desafios da cibercultura e das novas formas de ensinar e aprender, como bem ressalta o material. O texto menciona as publicações que reúnem as vivências e práticas. Vamos juntos continuar contribuindo para a excelência educacional no Ceará!
Gabriela Queiroz. AGi – Crede 03
A educação híbrida alinha o ensino presencial e online, exigindo que as equipes desenvolvam competências digitais para se adaptarem a esse novo modelo. A gestão desempenha um papel crucial ao oferecer suporte e formação contínua, promovendo um ambiente que incentive a inovação e o uso eficaz das tecnologias. Os AGIs são fundamentais nesse processo, pois facilitam a integração de ferramentas digitais, promovem a colaboração entre educadores e oferecem recursos para aprimorar as práticas pedagógicas. Desse modo, ao fortalecer as competências digitais da equipe, a gestão contribui para uma educação mais dinâmica e inclusiva.
A CODED CED desenvolve um trabalho valioso que fortalece cada vez mais a educação cearense, contribuindo de maneira significativa com a inovação no fazer pedagógico dos professores e gestores escolares. A formação de professores é um dos seus grandes destaques. São ofertadas diversas oportunidades de utilização novas metodologias de ensino, visando melhorar cada vez mais a qualidade da educação.
Sou Luiz Romário, AGI DA SEFOR2, vejo de grande relevância o trabalho que a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED)realiza, demonstrando compromisso com uma educação alinhada às exigências da cibercultura e às transformações do ensino contemporâneo.
Olá, sou Antonia Ximenes, AGI, Crede 13!
Um ambiente virtual de aprendizagem bem estruturado e com materiais que exploram o potencial do aprendizado digital pode transformar a experiência educacional, tornando-a mais acessível, engajadora e personalizada. O sucesso dessa abordagem depende da atenção à qualidade do conteúdo, da usabilidade da plataforma e do suporte oferecido aos usuários.
Caríssimos e caríssimas, sou Érica, AGI na SEFOR 1 , e nesta função tenho acompanhado e contribuído cotidianamente no processo de multiplicação do conhecimento e para construção de uma educação aberta e interativa desenvolvida pela CODED -CED . A experiência prática de 10 anos mostra a caminhada da rede estadual em se reinventar, melhorar e se aperfeiçoar no processo complexo de ensino- aprendizagem. Ação que tem sido fundamental para o avanço da Educação no Ceará como um todo