Google anuncia novas funcionalidades para o Sala de Aula - PORVIR
Google Brasil

Inovações em Educação

Google anuncia novas funcionalidades para o Sala de Aula

Em evento em São Paulo, a gigante de tecnologia também anunciou outras ferramentas ligadas ao mercado de trabalho e desenvolvimento profissional

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 27 de junho de 2023

O Google anunciou nesta terça-feira (27), durante o Google for Brasil, a chegada da funcionalidade “Série de Exercícios” para o Google Sala de Aula. A ferramenta, que estará disponível no segundo semestre de 2023, utiliza inteligência artificial para melhorar processos de avaliação e de acompanhamento da aprendizagem.

E como funciona? 

O “Série de Exercícios” vai proporcionar ao educador uma visão detalhada dos trabalhos realizados e um resumo do desempenho de toda a turma para identificar rapidamente os conceitos que precisam ser revisados. A tecnologia funciona com um modelo de aprendizagem adaptativa. Os professores criam ou trazem uma pergunta, por exemplo, e a ferramenta, com ajuda da IA, recomenda uma habilidade de aprendizagem que deve ser explorada – como resolver equações com decimais ou escrever uma redação, por exemplo. 

Com base em um conjunto de habilidades selecionadas, os estudantes passam a receber dicas úteis, caso não consigam avançar. Em sua integração ao Google Sala de Aula, o “Série de Exercícios” já é projetado para que as áreas de perguntas e respostas sejam definidas pelos professores à medida que o conteúdo é criado. É possível ativar a avaliação automática para determinados tipos de perguntas, receber atualizações instantâneas do progresso do estudante, visualizar sugestões automatizadas de tendências de desempenho de tarefas e ainda construir a confiança dos alunos com retorno imediato.

Por meio desse processo, é esperado que educadores tenham mais clareza sobre quais assuntos precisam de mais tempo de explicação e qual estudante precisa de apoio extra. Além disso, os estudantes podem, por conta própria, verificar suas respostas para saber se estão no caminho certo. Há, ainda, uma orientação individual para que consigam espaço para mostrar o trabalho e permitir que os professores entendam melhor seu pensamento. 

“Acreditamos que a IA transformará o ensino e liberará o potencial dos alunos e estamos comprometidos em ajudar a desenvolvê-la com responsabilidade. Ao olharmos para o futuro da educação, imaginamos a IA desempenhando um papel fundamental na construção de uma sala de aula onde o aprendizado é pessoal e os professores possuam o tempo de que precisam para fazer o que fazem de melhor: ensinar”, explicou o diretor do Google for Education para a América do Sul, Alessandro Leal. 

Atualmente o Série de Exercícios está disponível apenas em inglês para contas Google for Education Plus, mediante pedido de acesso.

Outros anúncios relacionados à educação

Em um balanço sobre o impacto dos cursos oferecidos, o Google anunciou que nos últimos 18 meses, mais de 25 mil pessoas no Brasil participaram de seus programas gratuitos voltados para estudantes universitários e de escolas técnicas. 

Esse projeto liderado pela área de tecnologia em nuvem desde 2020 envolve mais de 250 universidades e escolas técnicas, visando manter os alunos atualizados nas tecnologias mais recentes, incluindo inteligência artificial. 

O Google Cloud também diversifica suas iniciativas de capacitação, em ações como o Innovators Hive, um evento que ocorre em São Paulo e pode ser acompanhado por pessoas de todo o Brasil via streaming, com foco em tecnologia e Inteligência Artificial Generativa

Outra iniciativa é o curso de Associate Cloud Engineer, em parceria com o SENAI-SP, que já capacitou mais de 15 mil alunos e pretende formar mais 20 mil até o final deste ano. O SENAC São Paulo e o SENAC Rio de Janeiro e outras instituições também passarão a oferecer cursos de computação em nuvem do Google Cloud. 

A empresa também firmou parceria com o governo do Ceará para capacitar professores e alunos do ensino médio profissionalizante. Esta área, com alta demanda no mercado, já alcançou mais de 1 mil jovens.

Recursos úteis para educadores

Além das novidades para o Sala de Aula e cursos para estudantes, o Google também mostrou outros recursos que podem ser úteis para professores:

Google Arts & Culture: Funk Collection
Uma exposição de imagens e conceitos sobre a cultura e importância do funk no Brasil, feita em parceria com a produtora Kondzilla.

Visualização imersiva para locais turísticos
A partir de agora, é possivel ver no Google Maps imagens em 3D em uma visão 360° que permitirá uma experiência imersiva e intuitiva de um local antes de visitá-lo. O recuroso está disponível para dezenas de pontos turísticos em quatro cidades.

  • São Paulo: Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Pinacoteca de São Paulo, Catedral de São Paulo, Mercado Municipal de São Paulo, Prédio Altino Arantes, Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Museu Catavento.
  • Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Maracanã, Arqueduto da Carioca, Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
  • Brasília: Catedral de Brasilia, Congresso Nacional, Memorial JK, Palácio do Planalto, Santuário João Bosco, Palácio do Itamaraty, Museu Nacional da República, Teatro Nacional Cláudio Santoro.
  • Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Catedral Metropolitana de Fortaleza.

TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x