Guias e ferramentas úteis para apoiar a gestão do tempo na escola - PORVIR
pch.vector / Freepik

Inovações em Educação

Guias e ferramentas úteis para apoiar a gestão do tempo na escola

Curadoria do Porvir reúne metodologias como design thinking, Canvas e Scrum, que podem ser grandes aliadas do planejamento escolar

por Marina Lopes ilustração relógio 16 de fevereiro de 2024

Organizar o calendário escolar, planejar atividades e elaborar projetos estão entre as muitas tarefas que fazem parte da rotina do educador. Mas que tal contar com o apoio de ferramentas para apoiar o desenho e a organização do seu plano de trabalho, que te apoiem a gerir melhor o tempo e desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e inovadora?

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

De acordo com a pesquisa Talis, coordenada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os professores brasileiros passam, em média, apenas 67% do tempo focados no processo de aprendizagem, enquanto a média de países da OCDE fica em 78%. No restante do tempo, os educadores precisam se dedicar a tarefas administrativas, como fazer chamadas, lançar notas, ou até mesmo manter a ordem da classe.

Nesta curadoria do Porvir, reunimos metodologias como design thinking, Canvas e Scrum, que podem ser grandes aliadas para planejar aulas, gerenciar projetos e ainda engajar os estudantes em atividades mais conectadas com os seus interesses.

Design Thinking para Educadores

Composto por um livro base e um caderno de atividades, o material mostra como professores podem trabalhar com o design thinking a partir de desafios cotidianos que são enfrentados na sala de aula. Adaptado pelo Instituto Educadigital, o conteúdo é a versão em português da metodologia difundida pela consultoria educacional IDEO. 

Aprender a Aprender 

Como o modelo mental e as ferramentas do design podem impactar o aprendizado do aluno? Para responder a essa pergunta, o material apresenta o contexto, ferramentas e experiências para o uso do design na educação. A publicação foi produzida pelo Instituto Península com a parceria técnica da Agência Tellus. 

Guia do Scrum 

O guia apresenta orientações para quem deseja usar o Scrum, metodologia que ajuda a implementar e fazer a gestão ágil de projetos. Além de trazer a definição e teoria por trás do Scrum, ele também trata de etapas importantes do planejamento e acompanhamento de produtos ou processos. 

Criativos da Escola – Material de Apoio 

Para apoiar professores que desejam dar início a um projeto de transformação na escola, o guia traz uma abordagem de trabalho baseada em quatro passos: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Os educadores também podem encontrar uma série de atividades que podem ser adaptadas à sua prática. 

Pacote Google for Education

Traz uma série de ferramentas de produtividade, que incluem editores de texto, armazenamento de arquivos e agenda. Com o Google Sala de Aula, também é possível gerenciar classes, controlar a distribuição de atividades e facilitar interação com os alunos.

Leia também

Projeto de Vida: e-book gratuito reúne práticas de professores

ACESSAR

Professoras da USP lançam e-book gratuito sobre crianças e museus

ACESSAR

Educação antirracista: 20 livros infantis com atividades pedagógicas

ACESSAR

Evernote 

O aplicativo ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas. Na versão gratuita, é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados pelo usuário. 

To Do

O To Do é um aplicativo que possibilita criar listas de tarefas. A ideia é organizar os afazeres diários de forma simples. Disponível para todos os dispositivos, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada com uma conta da Microsoft. 

Google Keep

O serviço de anotações do Google permite criar notas via celular ou web, incluindo funções de armazenamento, capturas de tela e gravação de voz com transcrição automática. Todo o conteúdo salvo também pode ser sincronizado com o Google Drive. 

Trello

Bastante conhecida no planejamento de projetos, a ferramenta pode ser customizada conforme as necessidades do usuário para organizar tarefas, cronogramas de atividades escolares, planos de viagens, prioridades de seus estudos, entre outras. 

OneNote

Com o Microsoft OneNote é possível criar diferentes cadernos, que aceitam desenhos, recortes de tela, marcações em fotos e até mesmo comentários em áudio. Todas as anotações salvas também podem ser compartilhadas com outros usuários de forma simples. 

Sebrae Canvas 

Com base na ferramenta utilizada para o planejamento de negócios, a plataforma Sebrae Canvas ajuda no planejamento de negócios e pode ser adaptada para definir objetivos de aprendizagem.

Dropbox 

Para organizar, armazenar e compartilhar arquivos da nuvem, o Dropbox é uma ferramenta que permite facilitar a organização de educadores durante o desenvolvimento de projetos, cronogramas de atividades e até mesmo aulas. 


TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia, volta às aulas com o porvir

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x