O que há por trás do sucesso das escolas na Finlândia? - PORVIR

Saiu na Mídia

O que há por trás do sucesso das escolas na Finlândia?

por Redação ilustração relógio 25 de junho de 2015

Os professores da Finlândia têm mantido o país nas posições mais elevadas do ranking do Pisa, desde quando a prova foi criada, em 2000. Segundo o educador Pasi Sahlberg, o país julgou a educação de qualidade e igualitária como uma ferramenta para alcançar o patamar de países industrializados.

O treinamento de alto nível é a base para dar aos futuros educadores autonomia para escolherem quais métodos irão utilizar na sala de aula. A qualidade do sistema é perceptível pelo nível de competitividade para entrar na faculdade: esse ano, apenas 7% dos jovens conseguiu iniciar o curso em Helsinki, deixando outros 1400 de fora.

Leena Krokfors, professora de pedagogia da Helsinki University, acredita que o ensinamento mais importante é a autonomia. “O que de mais importante que ensinamos aos alunos é a tomada de decisões pedagógicas de forma independente”.

Essa fase de confiança entre autoridades educacionais e escolas começou nos anos 90, criando uma nova cultura de educação no país. Hoje em dia, não há mais “inspeções” governamentais nas escolas.

The Guardian


Leia a matéria original em The Guardian

TAGS

ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x