AIED na América Latina: IA e Educação em Foco - PORVIR
Divulgação, com arte de Luan Silva/Porvir

Blog

IA e educação: Porvir e CESAR se unem para cobertura de conferência inédita na América Latina

A AIED (International Conference on Artificial Intelligence in Education) desembarca no Brasil pela primeira vez; evento acontecerá na CESAR School e terá cobertura do Porvir

por Redação ilustração relógio 4 de julho de 2024

Referência para pesquisadores de todo o mundo quando o assunto é inteligência artificial (IA) aplicada à educação, a AIED (International Conference on Artificial Intelligence in Education) acontece pela primeira vez na América Latina entre os dias 8 e 12 de julho. Mais de 400 pesquisadores de diferentes países estarão reunidos no Recife, no CESAR School, para debater “IA na educação para um mundo em transição”. Por ser uma conferência acadêmica, toda a programação, incluindo os painéis, será em inglês. Os ingressos estão quase esgotados, mas há setores à venda disponíveis neste link.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Em parceria exclusiva com o CESAR School, o Porvir será parceiro de mídia da conferência e fará a cobertura completa da AIED 2024, cuja proposta central é discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com políticas educacionais, práticas pedagógicas e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa. Serão publicadas reportagens no site porvir.org sobre as principais discussões durante os cinco dias da conferência e preparados alguns materiais para divulgação posterior, procurando conectar a programação do evento com as práticas e desafios de professores e escolas.

“Num momento em que se discute a regulação da IA no país, é mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, avalia Rafael Ferreira Mello, pesquisador da CESAR School e um dos organizadores locais da conferência.

O compartilhamento de informações relevantes para a transformação na educação com a comunidade educacional é uma das prioridades da cobertura do Porvir. “Temos o compromisso de manter os nossos leitores atualizados sobre essa tecnologia e seus impactos. Essa parceria nos proporcionará produzir conteúdos que os educadores não terão acesso em outros lugares”, diz Tatiana Klix, diretora do Instituto Porvir.

Destaques da programação

No que tange ao cenário brasileiro, Seiji Isotani, professor visitante de educação na Universidade de Harvard (EUA) e professor de ciência da computação e tecnologia de aprendizagem na Universidade de São Paulo, vai abordar IA em educação e políticas públicas.

Entre os convidados internacionais, estão Blaženka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, que abordará a era da IA pós-pandemia, e Peter Clark, fundador do AI2 (Allen Institute for AI), que destacará como os grandes modelos de linguagem (LLMs) mudaram o cenário da educação. 

Clique aqui para conferir a programação completa

Quem organiza

O Comitê Brasileiro de organização da AIED 2024 é formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UPE (Universidade de Pernambuco), a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a UFAL (Universidade Federal de Alagoas), além da CESAR School.


TAGS

inteligência artificial, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x