Instituto Crescer inicia pesquisa sobre clima escolar em instituições de Ensino Médio - PORVIR
NeonBrando / Unsplash

Inovações em Educação

Instituto Crescer inicia pesquisa sobre clima escolar em instituições de Ensino Médio

por Ruam Oliveira ilustração relógio 7 de maio de 2021

A maneira como as pessoas se relacionam entre si e como enxergam o ambiente é o que caracteriza o “clima” em diferentes espaços. Seja no campo organizacional, seja em outros ambientes, o clima percebido pode ter impactos significativos nas instituições. Em se tratando de ambientes escolares, a situação não podia ser diferente.

Observando fatores como confiança, respeito, motivação para estudar e perspectivas para o futuro, o Instituto Crescer iniciou pesquisa que visa entender o clima escolar e de que forma ele contribui para a formação e o desenvolvimento de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa é feita com instituições públicas e privadas de EM.

Inspirado em pesquisas do diretor do programa de liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins, o questionário é voltado não apenas para estudantes, como também para familiares e demais educadores.

De acordo com Perkins, o clima escolar depende de fatores como estrutura física, relações entre pessoas e atmosfera psicológica. Respeito e Confiança, por exemplo, são encontrados tanto nas relações quanto na citada atmosfera psicológica.

Para acessar os questionários, basta clicar nos links abaixo:

Para Estudantes do Ensino Médio: bit.ly/3xhG1BP

Para Pais e Familiares de estudantes do Ensino Médio: bit.ly/3viAWYh

Para Educadores que lecionam no Ensino Médio:  bit.ly/3naOFgG

 

Sobre o Instituto Crescer

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.


TAGS

ensino médio, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x