Jogos e manual mostram que eleições e política são assunto de criança - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

Jogos e manual mostram que eleições e política são assunto de criança

Com foco no público infantojuvenil, educadores e famílias, materiais ajudam a entender o processo eleitoral em 2022

por Redação ilustração relógio 30 de março de 2022

Qual é a história das eleições? Quem pode votar? Como os partidos são formados? As dúvidas das crianças e adolescentes, que surgem principalmente no ano eleitoral,  ganham respostas no “Manual das Eleições”, criado pelo Joca, jornal para jovens e crianças.

➡️  O Porvir precisa da sua doação para uma exposição que celebra feitos de professores. Participe!

Com linguagem direta, voltada ao público infantojuvenil, aos educadores e às famílias que desejam abordar a importância do processo democrático, a terceira edição do material é gratuita para download. Um caderno com práticas para a sala de aula também está disponível para baixar, no mesmo link acima.

“É preciso estimular as nossas crianças e adolescentes a exercerem o senso crítico, além de entenderem desde cedo o papel daqueles que nos representam na política”, analisa Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca. O Manual traz curiosidades sobre as eleições, como, por exemplo, o passo a passo das contagens dos votos, que começa com a fase denominada zerésima (um relatório que mostra a lista de todos os candidatos que estão concorrendo, sem votos) e segue por cinco etapas até a divulgação do resultado final pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ao final, é apresentada uma lista de sugestões sobre o que fazer depois das eleições, a fim de fazer valer o papel cidadão, monitorando a transparência dos candidatos. “Dizemos o tempo todo que as crianças e os adolescentes são o futuro desse país. Por isso, nada mais justo do que os inserir em um assunto tão sensível e importante. O Manual das Eleições tira as dúvidas mais frequentes até mesmo entre os adultos, além de enriquecer o debate no dia a dia de todos”, complementa Stéphanie.

Política no tabuleiro e na tela do computador
Já no site jogodapolitica.org.br, a proposta é aprender brincando sobre os três poderes que regem o Brasil. É possível participar online ou comprar uma caixa com os três jogos em tabuleiro.

O jogo sobre o Executivo simula a construção de um orçamento público e coloca o participante no papel de prefeito. Já as regras para o Legislativo envolvem a tramitação e aprovação de um projeto de lei, como se o jogador fosse um vereador. Já no campo Judiciário, os personagens se revezam entre advogados, promotores e defensores durante um julgamento de homicídio.

“É um jogo interdisciplinar, que aborda a complexidade da política de um jeito prático. Mostra como funcionam as regras do jogo, as dificuldades, a prática, a realidade. Simula o fazer político. Desenvolve empatia pela política e pelos políticos. O jovem aprende quem é responsável pelo quê. Em um momento de crise como o atual, principalmente na política, é fundamental entender para fazer críticas e escolhas”, explicou a educadora Denise Curi, que elaborou um manual de uso para professores. Confira a reportagem do Porvir feita à época do lançamento do projeto, em 2017.


TAGS

educação democrática, eleições

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x