Khan Academy pode chegar aos outros 65% - PORVIR

Inovações em Educação

Khan Academy pode chegar aos outros 65%

Versão offline lançada por estagiário pretende fazer videoaulas de Salman Khan chegarem a regiões rurais e até presídios

por Patrícia Gomes ilustração relógio 19 de dezembro de 2012

Salman Khan começou, sem querer, uma metodologia que muitos hoje dizem estar liderando a revolução on-line da educação. Com vídeos curtos, majoritariamente sobre assuntos de matemática e ciências, agregados em uma plataforma, ele conseguiu levar conteúdo do ensino básico para todo o mundo. De 2004 para cá, suas aulas já foram assistidas mais de 200 milhões de vezes. Mas no meio desse caminho de sucesso, um de seus estagiários se incomodou com uma conta que não fechava: como revolucionar a educação no mundo se apenas 35% das pessoas têm acesso à internet? Como resposta, Jamie Alexandre lançou, na semana passada, a Khan Academy Lite, uma versão offline da plataforma que reúne vídeos e exercícios e funciona sem a necessidade de conexão constante.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela Khan Academy, que anunciou o feito de Alexandre em seu blog. O site desenvolvido pelo jovem e os voluntários que arrebanhou em muito se parece com o da Khan e apresenta um passo a passo sobre como a versão offline funciona. Primeiro, o interessado deve seguir as instruções e baixar para um computador a Khan Academy Lite, um aplicativo leve que contém os vídeos e os exercícios da plataforma tradicional, permite que os alunos ganhem pontos e componham seu mapa de conhecimento. Essa máquina, mesmo que seja rudimentar, funcionará como um servidor local e o conteúdo que ela carrega poderá ser acessado por outros dispositivos, em vez de ser necessário o acesso à internet.

crédito Rudall30 / Fotolia.com

“Uma das principais virtudes da ‘revolução on-line da educação’ que estamos vivendo é a redução de barreiras geográficas e financeiras de acesso à educação para populações menos privilegiadas. Apesar da penetração em países desenvolvidos, apenas cerca de 35% da população global é classificada como ‘usuária de internet’. Fora do mundo desenvolvido, esse número cai para 30%”, diz Alexandre em seu blog pessoal. Apesar da perspectiva de que, em dez anos, a internet vá se tornar universal, continua ele, deixar os que não têm acesso à web para trás seria perder mais uma geração. “Os países onde a internet funciona pior também são os que vivem em pior situação sob diferentes aspectos, inclusive educação.”

Com o KA Lite, Alexandre espera conseguir fazer com que as videoaulas e os exercícios da plataforma cheguem a regiões rurais de todo o mundo. O jovem conta que já está em contato com a Numeric, uma organização que leva a Khan Academy para a África do Sul e enfrenta dificuldades por ter de contar com conexões muito instáveis. Outro uso que ele diz ter descoberto apenas no decorrer de sua empreitada é em sistemas prisionais dos EUA, onde o acesso à internet é controlado por motivo de segurança. “Mal posso esperar para ver onde o KA Lite vai ser usado e as coisas já começaram a acontecer”, diz.

No Brasil, a Fundação Lemann está traduzindo os vídeos e levando a Khan Academy para escolas públicas. De acordo com Daniela Caldeirinha, coordenadora de projetos da instituição, o acesso à internet estável ainda é um problema no país e a iniciativa pode ajudar a democratizar o acesso aos vídeos. Mas faz uma ressalva: algumas das funcionalidades que a Khan tem dependem da internet – como as interações entre os usuários e os fóruns de discussão – e a versão offline não conta com elas.

Este post foi alterado às 9h43 de 26 de dezembro de 2012.


TAGS

khan academy, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x