Kit para diretores traz conteúdos para o planejamento do próximo ano letivo - PORVIR
Crédito: Bits and Splits / Fotolia.com

Inovações em Educação

Kit para diretores traz conteúdos para o planejamento do próximo ano letivo

Baixe materiais com dicas e recomendações para trabalho socioemocional, gestão de pessoas, diálogo com famílias e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Parceria com LIV

por Redação ilustração relógio 16 de novembro de 2020

Após um ano letivo que exigiu da comunidade escolar um esforço jamais visto, diretores escolares já precisam olhar para 2020. Para facilitar o planejamento o LIV (Laboratório Inteligência de Vida) criou o Kit para Diretores, uma seleção de conteúdos essenciais para líderes escolares.

Para inspirar novas práticas no ambiente escolar, foram reunidos em um infográfico os destaques do livro “Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam”, de autoria do jornalista Antônio Gois. Esse é o ponto de partida para diretores e coordenadores entenderem quais tipos de atitudes mais beneficiam o sucesso escolar e impactam a aprendizagem.

A pedagoga e especialista em inclusão Marcia Tavares apresenta 6 questões para refletir sobre inclusão. Aqui é mostrado como o trabalho socioemocional é relevante e o que precisa mudar na postura do professor para que seja estabelecida uma parceria com as famílias de estudantes com deficiência. Neste mesmo tópico, o material também apresenta boas práticas para reaproximação com responsáveis que não se interessam mais pelo modo tradicional de reuniões.

Outro ponto importante diz respeito ao acolhimento, atitude que precisa estar presente no ambiente escolar no pós-Covid porque todos vão ter de lidar com momentos de incerteza, seja no aspecto pessoal ou no profissional.

Diante da crise financeira que atinge instituições de ensino e famílias, mais do que nunca é necessário olhar para o processo de matrícula. O kit traz orientações tanto para este momento quanto para a elaboração de um plano de ação mais amplo, com os objetivos do ano que precisam ser atingidos pela escola.

Por fim, o material também disponibiliza um resumo da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Trata-se de um material de primeira necessidade tanto para escolas mais conectadas ou para aquelas que ainda estão dando os primeiros passos na transformação digital.

⬇️  Baixe aqui o Kit para Diretores

Quer saber mais sobre socioemocionais?
Clique e acesse

LIV

TAGS

educação infantil, engajamento familiar, ensino fundamental, ensino médio, socioemocionais, tecnologia

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação