Léa Fagundes ganha biografia colaborativa - PORVIR
crédito Reprodução

Inovações em Educação

Léa Fagundes ganha biografia colaborativa

Instituto Educadigital chama alunos e fãs de precursora da tecnologia na escola para contribuírem

por Mariana Fonseca ilustração relógio 9 de maio de 2012

Léa Fagundes, 81, é ao mesmo tempo inspiração e tema para um recém-lançado projeto do Instituto Educadigital. A pedagoga que foi precursora do uso das tecnologias em sala de aula vai ganhar uma biografia colaborativa, “escrita” a várias mãos, por parentes, amigos, alunos, fãs e pesquisadores que conheçam detalhes da sua história.

Qualquer pessoa pode contribuir com vídeos, textos, imagens e áudios, que serão reunidos em um único livro disponibilizado de forma aberta, pela licença Creative Commons.

De acordo com a idealizadora do projeto, Priscila Gonsales, a proposta é resgatar por meio da biografia, a história das tecnologias digitais na educação brasileira. “A partir do personagem da Léa, que sempre atuou fortemente nessa área, vamos levantar informações sobre como essas ferramentas foram sendo usadas no país. E, claro, esperamos que a trajetória da pedagoga seja inspiradora para vários outros educadores.”

crédito Reprodução

Léa Fagundes foi pioneria na aplicação das tecnologias nos processos educacionais do Brasil e é defensora da educação livre e aberta para todos. Ela é pedagoga, psicóloga, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS (Universidade Federeal do Rio Grande do Sul) – primeiro grupo brasileiro a estudar o desenvolvimento cognitivo infantil. Além disso, é responsável pela gestão do projeto UCA (Um Computador por Aluno), do Ministério da Educação, para a região Sul.

A proposta da biografia colaborativa também inclui o making-of do livro, onde todas as etapas do processo serão acompanhadas e valorizadas. “Todo o trabalho vai envolver aprendizado. As pessoas vão aprender a publicar, sendo coautoras, vão afinar seus processos de pesquisa na web e, o mais importante, vão aprender mais sobre os temas que são ligados aos estudos da professora, como cultura digital na educação”, ressalta Priscila.

O site já está aberto para colaborações e ainda não há prazo definido para o fim das contribuições. O próximo passo do projeto será lançar uma campanha de financiamento coletivo, no Catarse, para arrecadar dinheiro para a produção de vídeos e entrevistas com a educadora. “Acho que a biografia da Léa não poderia ser feita de outra forma que não por meio das novas tecnologias e de maneira aberta e colaborativa.”


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x