Mecanismo ajuda avaliar o impacto de soluções educacionais - PORVIR
Crédito: Gajus / Fotolia.com

Como Inovar

Mecanismo ajuda avaliar o impacto de soluções educacionais

O material traz orientações e sugestões de indicadores para apoiar empreendedores e investidores

por Marina Lopes ilustração relógio 13 de novembro de 2015

Uma das grandes dificuldades enfrentada por negócios de impacto social em educação é colher evidências sobre o efeito do seu trabalho. Como saber se as soluções propostas apresentam resultados efetivos em redes, escolas, educadores e até mesmo nos estudantes? Para auxiliar empreendedores e investidores, o Inspirare, em parceria com o Plano CDE e a Move Social, desenvolveu um material que traz orientações e sugestões que apoiam quem pretende dar o primeiro passo na mensuração dos resultados.

Disponível na plataforma Apreender, que reúne referências e recursos capazes de apoiar os empreendedores em diferentes etapas do negócio, o mecanismo foi lançado hoje (13), durante o Seminário Social Good Brasil 2015: Crowd2crowd – Inovação De Muitos Para Muitos, em Florianópolis (SC).

A partir da realização de workshops com negócios de impacto social e da revisão de avaliações nacionais e internacionais em educação, foi criado um conjunto de referências para auxiliar na avaliação do impacto de soluções educacionais na aprendizagem, que consideram as dimensões: desenvolvimento integral, engajamento, práticas pedagógicas e gestão.

Ao selecionar cada dimensão, são encontradas explicações conceituais, sugestões de indicadores, perguntas avaliativas e escalas. Também é possível consultar as referências que inspiraram os questionários, incluindo fontes como INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Move Social, Plano CDE, PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), OCDE, entre outras.

“O material tem o objetivo de apoiar empreendedores e investidores no desafio de levantar evidências do impacto de soluções educacionais. Especialmente para os negócios de impacto social, acredito que as orientações, o cardápio de indicadores e de questões sugeridas no material podem impulsionar um movimento interessante e necessário no setor”, afirma Ana Flávia Castro, gestora do Programa Iniciativas Empreendedoras do Instituto Inspirare.

Não adianta fazer algo sem medir se aquele serviço ou produto está fazendo a diferença e impactando na vida das pessoas

Se um empreendedor desenvolveu um aplicativo para ajudar no processo de ensino-aprendizagem de português ou matemática, por exemplo, ao consultar o material ele consegue encontrar indicadores específicos para obter informações mais qualificadas sobre o impacto do uso de tecnologias em estratégias e atividades pedagógicas. O mecanismo já foi testado pelo Catraca Livre para avaliar o impacto da notícia em leitores que acessam o site, considerando a dimensão cultural que está presente em alguns dos indicadores.

“Trata-se de entender as transformações que essas soluções geram nos seus usuários finais, na escola, em redes de ensino, além de ser um mecanismo para apoiar o desenvolvimento de estratégias e a tomada de decisão”, explica Castro.

De acordo com um mapeamento realizado pela ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs), em parceria com LGT VP, Quintessa Partners e Universidade de St. Gallen, que ouviu investidores nacionais e internacionais, o impacto social é um dos principais critérios considerados na seleção de investimentos em negócios de impacto no Brasil.

Para Kim Machlup, sócia da MOV Investimentos, a mensuração é importante para que investidores possam avaliar o impacto efetivo gerado por uma iniciativa. “Não adianta fazer algo sem medir se aquele serviço ou produto está fazendo a diferença e impactando na vida das pessoas”, afirma.

O material para auxiliar na avaliação do impacto social de negócios em educação pode ser acessado em http://apreender.org.br/indicadores-de-impacto. Além do conjunto de referências, os empreendedores também encontram passos que ajudam a estruturar a sua avaliação, como o alinhamento inicial, foco, desenho, coleta de dados, análise e comunicação dos resultados. Todo o material é aberto, permitindo ser aprimorado ou complementado por qualquer interessado.


TAGS

negócios de impacto social

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x