Ministro da Educação inaugura Série de Diálogos O Futuro se Aprende - PORVIR
crédito Fernando Sandoval

Blog

Ministro da Educação inaugura Série de Diálogos O Futuro se Aprende

por Redação ilustração relógio 6 de junho de 2012

Dia 4 de junho, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se com um grupo de 40 representantes de diferentes setores da sociedade brasileira para uma conversa franca e propositiva sobre os desafios da educação pública no Brasil.

Durante mais de duas horas, integrantes de organizações e movimentos sociais, institutos e fundações empresariais e familiares, universidades, grupos privados de ensino, veículos de comunicação, empresas e startups puderam conhecer as metas e estratégias do MEC e compartilhar propostas para posicionar a educação como prioridade na agenda do Brasil e dos brasileiros, solucionar a evasão no Ensino Médio e o “apagão” de professores na escola pública, potencializar o uso de tecnologias em sala de aula, entre muitas outras questões.

crédito Fernando Sandoval


O encontro deu início à Série de Diálogos O Futuro se Aprende, iniciativa do Inspirare e Porvir, que se propõem a criar espaços presenciais e virtuais de aprendizagem e ação compartilhada para inspirar inovações que melhorem a qualidade da educação no país.

A conversa aconteceu em local acolhedor e despojado, sem mediação de microfone, para que ministro e convidados interagissem de maneira mais profunda e qualificada. A expectativa era de que não só o representante do MEC, mas todos os presentes pudessem se inspirar e identificar novas oportunidades de colaboração.

“Foi um excelente pontapé inicial para criar uma rede, para dividirmos experiências, novas formas de aprendizagem. Esperamos que seja um diálogo continuado, que não seja um evento pontual”, diz Bernardo Gradin, cofundador do Inspirare. Para Priscila Cruz, do Todos pela Educação, o encontro “foi uma oportunidade muito interessante de diálogo com o ministro, de conhecer outras opiniões e posições de várias instituições que atuam no campo educacional.”

 

Alice Damasceno, do Instituto Península, entende que “é uma prestação de serviço do Porvir colocar esse tipo de gente junto para pensar e ouvir, pra perceber o que o outro está fazendo, para gerar sinergia. É inspirador participar de um espaço desse e saber que existe um locus na web como o Porvir.”

As propostas discutidas durante o evento foram registradas pela equipe de jornalistas do Porvir e serão compartilhadas no nosso site e nas nossas redes sociais. Queremos envolver mais pessoas na busca de soluções eficazes para fortalecer o ensino público no Brasil. Nossa intenção é continuar enviando ideias propositivas para o Ministro Mercadante e sua equipe, pois acreditamos que o fortalecimento do ensino público não é tarefa apenas do governo, mas de toda a sociedade brasileira. Não deixe de participar enviando suas sugestões!

A segunda edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende acontece dia 6 de junho, quando o professor da Universidade de Harvard, Fernando Reimers, conversa com um grupo de jornalistas sobre inovações em educação.


TAGS

ensino médio, instituto inspirare, mec, série de diálogos, tecnologia, todos pela educação

4
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Aljair Souza Costa Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Aljair Souza Costa
Visitante
Aljair Souza Costa

Parabéns pelas iniciativas, de reunirem-se, sociedade civil e governo, para discutir a educação do futuro, com destaque para o slogan ” o futuro se aprende”