Nova plataforma leva gamificação para o ensino técnico online - PORVIR
Crédito: 32 pixels/Fotolia.com

Inovações em Educação

Nova plataforma leva gamificação para o ensino técnico online

Na Apta Cursos, usuário é convidado a cumprir missões e desenvolver soluções para problemas do mundo real

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 23 de novembro de 2016

Com uma abordagem voltada à prática e à necessidade do aluno, a empresa pernambucana de educação Joy Street anuncia a criação da plataforma de aprendizagem online Apta Cursos. Contrariando a lógica do ensino online que se apoia em teoria e altas taxas de abandono, a Apta apresenta o conteúdo de modo gamificado para aumentar o engajamento do usuário e sua interação com os demais participantes.

Voltada ao ensino profissional e técnico, a Apta é estruturada em torno de uma missão, que contém desafios que premiam usuários com badges de acordo com sua participação. Do outro lado, a empresa ou instituição de ensino contratante consegue acompanhar toda a movimentação do usuário dentro do site, como quantidade e tempo de acesso, além do desempenho em testes.

Leia também: Especial Educação Mão na Massa

“Você pode ter um curso de moda no Moodle, que é uma lista de conteúdos (vídeo, texto e quiz). Eu também tenho uma lista de conteúdos, só que ela é apresentada como uma missão, que é a própria coleção do usuário”, diz Luciano Meira, cofundador da Joy Street e professor da Universidade Federal de Pernambuco. A diferenciação também se reflete no plano de negócios da plataforma, que inicialmente trabalha com projetos sob medida. “Essa demanda é sempre pensada em um sentido não-exclusivo, isto é, que os conteúdos não sejam proprietários do cliente, de forma que, à medida que a gente responda à necessidade dele, a plataforma também é enriquecida com novos cursos. Esse é um modelo que barateia a composição e o custo ao mesmo tempo que nos permite escalar para outras audiências”.

Essa estratégia já começa a sair do papel em projeto para o centro de desenvolvimento tecnológico Porto Digital, que tem se movimentado para levar empresas ao interior de Pernambuco e, em razão disso, precisa oferecer formações específicas em cidades como Caruaru e Petrolina. “Os cursos já são oferecidos às comunidades do entorno, só que sempre presenciais e isso obviamente tem um reflexo sobre a quantidade de pessoas que eles podem atender, que nem sempre são aquelas que teriam melhor proveito e lucro de fazer as aulas, porque quem chegar primeiro é atendido. Com o EAD (ensino a distância), eles vão poder chegar a uma parcela da população interessada em design de moda, caso de Caruaru. Também será possível fazer uma análise dessa população e ter os melhores no curso presencial.”

Os cursos

A plataforma deve estrear com cinco cursos: moda, banco de dados, narrativa de personagens para jogos, técnicas de fotografia e gerenciamento de projetos.

De olho no setor têxtil de Caruaru, o curso de moda propõe que o usuário crie sua própria coleção. Para isso, terá que dar conta de desafios como definição do público-alvo, de qual estilo vai inspirá-la e qual paleta de cores será usada.

Já no curso de gerenciamento de projetos, o usuário é convidado a elaborar um projeto para o desenvolvimento de um sistema de oferta e busca de empregos na internet. Interessados em desenvolver jogos digitais têm como missão criar o elenco de personagens para um jogo. “Com isso eu vou ter que entender que tipo de jogos e de plataformas existem e, assim, vou entendendo as narrativas, teorias e conceitos que estão por trás desse tema”, diz Adriana Martinelli, gerente de negócios da Joy Street.

Um outro destaque da Apta é a possibilidade de personalização em que o gestor pode estabelecer uma meta produtiva para sua equipe. Segundo Adriana, o algoritmo é flexível o bastante tanto na parte quantitativa quanto para analisar o comportamento do usuário ao longo da missão. “O teste final pode ser feito com 5, 10, 15 ou 100 questões e eu posso colocar um indicador que só quem acertar de 7 para cima estará aprovado. Um determinado curso também pode demandar dois badges que indiquem o desenvolvimento de determinada competência”, diz.

Para maiores informações, visite http://www.aptacursos.com.br


TAGS

cursos, educação online, ensino técnico, novas certificações, personalização

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x