Olimpíadas e concursos para motivar alunos a continuar aprendendo nesse final de ano - PORVIR
Crédito: mindandi/Freepik

Inovações em Educação

Olimpíadas e concursos para motivar alunos a continuar aprendendo nesse final de ano

Confira sugestões de atividades para mobilizar alunos e professores de ensino fundamental e médio

por Redação ilustração relógio 27 de outubro de 2020

Manter alunos motivados a aprender e a criar uma rotina de estudos durante as aulas remotas tem sido uma constante preocupação dos professores. Na busca por novas maneiras de propor atividades que mobilizem e consigam oferecer um raio X do desempenho das turmas, o Porvir separou abaixo concursos, desafios e olimpíadas que podem aproximar professores e alunos neste final de ano atípico por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Confira links importantes e prazos:

Concurso de Redação – Até 29/10
O 45° Concurso de Redação desenvolvido pelo Instituto Aipi, em pareceria com a rede Sincroniza Educação, tem como objetivo incentivar, nos participantes, a leitura, a produção de texto e o protagonismo dos jovens, além de melhor preparar os estudantes que irão participar do Enem (Exame Nacional de Nível Médio), que nesta edição de 2020 será aplicado no formato impresso e digital.

São oferecidas gratuitamente aos participantes 24 videoaulas pela plataforma Redação Online. Além disso, as redações serão corrigidas por professores especialistas que utilizam os parâmetros do Enem. O tema da redação do concurso está relacionado aos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) e será: “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”.

Os 100 melhores alunos ranqueados serão contemplados com 1 plano de videoaulas e correções de textos do Redação Online, com duração de 12 meses a partir da entrega dos prêmios. Também estão previstas premiações para escolas e professores.

Olimpíada de Inglês – Até 2/11
A ChatClass, que oferece ensino de línguas por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos, juntamente com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, convida estudantes e professores de escolas públicas e particulares para participar, até o dia 2 de novembro, da segunda Olimpíada de Inglês.

Os participantes utilizarão o recurso de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela startup para realizar atividades de forma dinâmica e intuitiva pelo WhatsApp, treinando a fala, escrita, leitura e escuta. Para participar, os alunos devem, obrigatoriamente, fazer parte de uma turma de um professor cadastrado na plataforma e estar cursando o ensino fundamental 2 ou médio. O concurso premiará em diversas categorias os participantes mais bem colocados no ranking nacional.

Desafio Criativos da Escola – Até 10/11
Na iniciativa do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, estudantes de todo o país podem se organizar em equipes e, com o apoio de seus educadores e educadoras, inscrever seus planos de ação na etapa Premiação.

Esse ano, o Desafio Criativos da Escola realiza uma jornada criativa, organizada em três etapas Fagulha, Chama e Premiação. Para participar da última etapa, não é obrigatório que as crianças e adolescentes tenham participado das etapas anteriores. No entanto, aqueles que participaram das missões das etapas Fagulha e Chama terão mais subsídios para elaborar um plano de ação mais completo. Serão selecionados até 50 planos de ação que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes.

Olimpíadas Jovens Gênios – Até 30/11
A empresa Jovens Gênios oferecer a alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas privadas. Durante sete dias, os alunos podem acessar a plataforma para fazer os quizzes adaptativos, de diferentes disciplinas, a partir de um banco de mais de 45 mil questões parametrizadas pela TRI (sigla para o método estatístico Teoria de Resposta ao Item, o mesmo do Enem).

A data exata de início e término da Olimpíada Jovens Gênios é determinada pelas escolas, entre os meses de outubro e novembro. Ao final do período escolhido, os três primeiros alunos de cada ano do fundamental 2 são premiados com troféu (para o 1º lugar) e medalhas para o segundo e terceiro colocados. A competição ocorre entre turmas, na qual a vencedora é a que tem a maior pontuação média.


TAGS

educação online, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x