Aprendendo Sempre lança conjunto de iniciativas para aprendizagem remota - PORVIR
Crédito: Porvir

Blog

Plataforma Aprendendo Sempre lança conjunto de iniciativas para aprendizagem remota

por Redação ilustração relógio 19 de maio de 2020

O Porvir se uniu a mais de 20 organizações da sociedade civil em uma coalizão para disponibilizar a plataforma Aprendendo Sempre, que concentra e dá acesso a uma série de recursos de aprendizagem não-presencial de qualidade, gratuitos e selecionados por especialistas. A gestão da plataforma e curadoria final dos conteúdos oferecidos é realizada pela equipe do Porvir.

– Siga a cobertura especial Educação em Tempos de Coronavírus

Na Aprendendo Sempre, há recursos para apoiar professores, gestores, famílias e alunos, com soluções por etapa de ensino e área de conhecimento, atividades práticas, videoaulas, cursos e até dicas de rotinas de estudo. Tudo gratuito e alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

Para facilitar e engajar, também estão indicados na plataforma conteúdos orientadores e experiências práticas de educadores e gestores que já estão conseguindo lidar com o desafio de promover o aprendizado de forma não-presencial.

O objetivo da coalizão não é substituir a vivência da escola, as salas de aula e o trabalho dos professores, tão fundamentais. Mas reduzir o impacto deste momento desafiador, garantindo recursos e conteúdo de qualidade durante o isolamento social, que poderão ser utilizados por educadores e escolas também após o retorno às aulas.

Como parte do trabalho, o grupo de parceiros da iniciativa também busca trazer contribuições e insumos práticos para que secretarias de educação possam implementar as estratégias, buscando uma maior equidade ao acesso dos estudantes. Muitas dessas organizações já atuam em cooperação com redes públicas em todo o território nacional e isso deve facilitar o trabalho.

Acesse e conheça a Plataforma Aprendendo Sempre e seus recursos: aprendendosempre.org.br

Conheça as 20 organizações parceiras na iniciativa:

BID
CIEB
CEIPE
Ensina Brasil
Fundação Lemann
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Fundação Roberto Marinho
Fundação Telefônica Vivo
Imaginable Futures
Instituto Alana
Instituto Ayrton Senna
Instituto Bei
Instituto Natura
Instituto Península
Instituto Rodrigo Mendes
Instituto Itaú Social
Instituto Sonho Grande
Ismart
Grupo Globo
Movimento Colabora
Movimento pela Base
Nova Escola
Portal Iede
Porvir
UNICEF

Sobre a coalizão

Devido ao contexto do isolamento social e o consequente fechamento das escolas, mais de 20 organizações da sociedade civil têm se articulado, semanalmente, para apoiar as redes de ensino. Além da plataforma Aprendendo Sempre, está em desenvolvimento o programa Vamos Aprender (videoaulas pela TV), estudos sobre o impacto da queda na arrecadação nos orçamentos das secretarias de educação e uma negociação com empresas de telecomunicação para isentar cobranças pelo acesso à internet em aplicativos educacionais.


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x