Plataforma oferece mentoria gratuita para professores da rede pública - PORVIR
Crédito: oatawa/iStockPhoto

Coronavírus

Plataforma oferece mentoria gratuita para professores da rede pública

Conheça a Midia_LAB Digital, voltada para a formação de professores e gestores para o ensino remoto e híbrido

por Redação ilustração relógio 19 de junho de 2020

Está com dúvidas sobre qual metodologia adotar para sua aula remota? Quer saber o que está dando certo com outros educadores? Com esse objetivo, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa do instituto Oi Futuro, criou a plataforma Midia_LAB Digital, voltada para a formação de professores e de gestores para o ensino remoto e híbrido.

Na plataforma, educadores da rede pública podem receber mentorias online gratuitas, com atendimento individual e personalizado, para criarem suas aulas no ambiente digital e planejarem o ensino híbrido. Para receber essa ajuda, é necessário fazer inscrição no site até dia 21 de junho (clique aqui para acessar o formulário). Os atendimentos vão acontecer ao longo do mês de julho. Cada educador terá dois encontros de 40 minutos com mentores do NAVE.

Criado a partir da experiência de educadores do programa NAVE, a plataforma Midia_LAB Digital apresenta tutoriais, vídeos e exemplos reais de soluções para adaptar conteúdos para os meios digitais. O diferencial da plataforma é trazer casos bem-sucedidos que mostram como outros educadores utilizaram na prática as ferramentas disponíveis para interagir com os alunos e mediar os processos de ensino e aprendizagem remoto.

O conteúdo do site é agrupado em quatro trilhas formativas:

– Videoaulas: Como planejar, produzir e publicar videoaulas de forma simples e atrativa;
– Ferramentas Google: Como estruturar sua sala de aula virtual, ministrar aulas ao vivo, realizar reuniões virtuais, preparar avaliações digitais, criar playlists com conteúdos diversificados e construir documentos compartilhados;
– Podcasts: Como desenvolver roteiro e estruturar conteúdo para podcasts. Como utilizar ferramentas gratuitas e simples para produção e edição de áudio;
– Interatividade: Como criar atividades interativas síncronas ou assíncronas com a turma, estruturar atividades colaborativas, selecionar ferramentas para dinâmicas de interação e abordagens ativas, fomentar a curiosidade e a criatividade com jogos simples.

Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital. Instaladas no Rio e em Recife, as escolas do programa funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras. O Midia_Lab é o laboratório criativo de experimentações em cultura digital do NAVE, presente fisicamente nas duas escolas, com parceria técnica da Baluarte Cultura.


TAGS

coronavírus, educação infantil, educação online, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x