Polo: o novo ambiente gratuito para formação continuada de educadores - PORVIR
Crédito: oatawa / iStock

Inovações em Educação

Polo: o novo ambiente gratuito para formação continuada de educadores

Iniciativa do Itaú Social é voltada para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de organizações da sociedade civil

por Ingrid Matuoka, do Centro de Referências em Educação Integral ilustração relógio 2 de setembro de 2019

Criada pelo Itaú Social, a plataforma Polo reúne formações práticas, certificadas e gratuitas, com materiais interativos e diversidade de temas. A iniciativa é voltada para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de organizações da sociedade civil (OSCs).

O novo ambiente para formação de professores surge com o objetivo responder aos principais desafios diários da educação. Também visa possibilitar acesso à aprendizagem contínua aos profissionais em todo o Brasil.

Leia mais:
– Com mentoria online, plataforma apoia implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio
– Desafios e caminhos para a formação de professores no Brasil
Formação de professores é área que mais cresce no mestrado

Segundo a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação, 69% dos professores brasileiros consideram que a principal medida para a valorização da profissão é a formação continuada.

O levantamento aponta que há um forte desejo de aprimoramento profissional dos docentes, uma vez que 77% deles têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.

Além dos cursos online, a plataforma também trará informações sobre os cursos presenciais oferecidos pelo Itaú Social e seus parceiros. A oferta de conteúdo será constantemente aprimorada para atender às necessidades e demandas dos profissionais da educação.

Formações sobre financiamento da educação, projeto político-pedagógico e infâncias e leiturasReprodução

Exemplos de formações oferecidas pela plataformao

Os percursos para a formação de professores

No Polo, os conteúdos estão organizados em quatro percursos formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática.

Os participantes podem realizar cursos separadamente ou seguir por uma das trilhas de conhecimento. As formações abordam desde o ensino e aprendizagem até processos e ferramentas de gestão.

Os conteúdos da formação de professores foram construídos em parceria com instituições de referência na área de educação. São elas: Avante – Educação e Mobilização Social, Centro de Lideranças Públicas, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Getúlio Vargas – FGV, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Singularidades, Laboratório Emília de Formação, Nova Escola e Rede Filantropia.

* Publicado originalmente no Centro de Referências em Educação Integral e reproduzido mediante autorização 


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, formação continuada

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x