Por uma educação a distância mais personalizada e eficiente - PORVIR
crédito: bramgino / Fotolia.com

Inovações em Educação

Por uma educação a distância mais personalizada e eficiente

Áurea 618 investe nas mais recentes tecnologias em seus cursos de formação para educadores

por Conteúdo Patrocinado - BASE2EDU ilustração relógio 4 de fevereiro de 2020

A educação a distância apresenta bom crescimento no Brasil e no mundo. Embora tenhamos muitos exemplos de sucesso que foram baseados em soluções analógicas (com apostilas, livros, etc.) sem utilizar tecnologias da informação, o seu grande impulso, em termos de abrangência e significância, ocorre com a expansão da internet e com as novas mídias e formas de comunicação provenientes desta realidade. Tanto que hoje é comum associarmos a educação a distância à tecnologia e aos cursos online.

Os diversos cursos a distância têm aspectos distintos, mas ainda similares entre si: praticamente todos utilizam plataformas digitais com disponibilização e foco em conteúdos, em muitos casos ainda procurando reproduzir as dinâmicas de aulas presenciais.

Vários destes cursos apresentam muitas leituras normalmente enriquecidas por algumas imagens, vídeos e outros recursos. Em diversas situações disponibilizam até videoaulas que são gravações de aulas presenciais.

Por outro lado, ganhando força, mas ainda com dinâmica “tradicional”, temos alguns cursos em plataformas de massa, que seguem a formatação e linguagem mais moderna dos canais de YouTube. São praticamente videoaulas, de curta duração, linguajar mais contemporâneo (e voltado para seu público) que podem, vez ou outra, apresentar textos e gráficos para reforçar ideias.

Este mercado apresenta certa estagnação nas soluções apresentadas. Os recursos utilizados são basicamente os mesmos há mais de uma década. Faltam cursos que realmente adotem as tecnologias e seu potencial inovador, criando experiências digitais mais ricas e adequadas às aprendizagens.

Soluções com realidades virtual e aumentada, bem como adotando inteligência artificial (até mesmo em aplicações simples como “chatbots“) praticamente inexistem. Estas tecnologias parecem ter potencial para criar uma nova forma de educação a distância, mais personalizada e eficiente, podendo significar um diferencial a ser explorado neste mercado que fica mais concorrido a cada dia.

Na Áurea 618 temos investido em algumas soluções de cursos online com estas tecnologias. São cursos mais dinâmicos, procurando utilizar várias mídias que se complementam na apresentação de determinado assunto, apoiados, em algum nível, por atendimento via chatbot. Também temos estruturado alguns cursos e outras atividades didáticas utilizando realidades virtual e aumentada  em ambientes interativos e imersivos, onde os alunos vivenciam parte de sua experiência de aprendizagem em cenários criados especificamente para maximizar seu entendimento e aplicação de conteúdos estudados.

***
Por Mairlos P. Navarro
Educador encantado por pessoas, inovação e tecnologia, envolvido em processo de transformação educacional e formação de professores, mestre em inteligência artificial, especializado nas áreas de gestão e educação em instituições como Harvard, PUC, Universidade da Finlândia/Tampere, Kaospilot/Manifesto 55, Crescimentum, etc. Tem experiência em gestão educacional, formação de profissionais, ensino a distância e híbrido, criação de jogos, soluções educacionais com aplicação de metodologias, tecnologias e espaços.


TAGS

educação online, personalização

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x