Porvir apoia Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Saiba como se inscrever - PORVIR
Crédito: Allison Shelley/EDUimages

Blog

Porvir apoia Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Saiba como se inscrever

A nova edição do prêmio conta com etapas seletivas estaduais e nacional, englobando cinco níveis de ensino: duas no fundamental, além de médio, profissional e superior

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 9 de julho de 2021

Com o objetivo de ampliar a difusão do empreendedorismo no ambiente escolar, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está lançando a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que conta com o Porvir como apoiador técnico. A iniciativa vai reconhecer educadores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, em todo o país, que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos. As inscrições estarão abertas entre os dias 12 de julho e 8 de outubro de 2021, por meio do site do Prêmio.

“A nossa ideia é analisar as melhores práticas desenvolvidas pelos docentes e transformá-las em metodologias que possam ser replicadas em diversas escolas”, explica o analista de cultura empreendedora do Sebrae, Pedro Valadares. “Além disso, a nossa intenção é aprender com eles e transformá-los em mentores. Eles são os principais vetores para transformar a educação, estimulando o empreendedorismo em sala de aula”, aponta.

Trabalhar em equipe e ter postura proativa em relação à vida são algumas das principais competências que podem ser trabalhadas no ambiente escolar, detalha Pedro. “Tudo isso interfere diretamente na vida dos cidadãos. Os alunos podem ter a oportunidade de lidar com problemas da família e da comunidade, além de desenvolver consciência para criar um projeto de vida e trabalhar com dados da realidade. E, desta forma, eles não só recebem conhecimento pronto, mas geram valor para a sociedade”, acrescenta.

Webinário de lançamento

12Jul5:00 pm6:30 pmCER Sebrae - Lançamento do Prêmio Educação Empreendedora5:00 pm - 6:30 pm OrganizadorCER SebraeCompletedEvento virtual

Fases
A edição do prêmio contempla etapas seletivas estaduais e nacional, englobando cinco categorias de ensino: duas no nível fundamental, além dos níveis médio, profissional e superior. Ao colaborarem com o ecossistema educacional, as melhores práticas selecionadas serão difundidas pelo Sebrae para todas as regiões do Brasil. A previsão é que a divulgação da premiação nacional ocorra em fevereiro de 2022. Nos estados, os vencedores ganharão troféus Ouro, Prata e Bronze em cada categoria no prêmio. Já os vencedores da etapa nacional também serão convidados a participar de uma missão técnica, com data e destino ainda a definir. Além disso, esta edição do prêmio terá quatro reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora
na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.

Contexto
Reconhecido por fomentar a cultura empreendedora, o Sebrae alcançou, nos últimos seis anos, 5,2 milhões de jovens estudantes de todos os níveis de ensino. A implementação de escolas de nível técnico e superior nos estados de Minas Gerais e de São Paulo e do Programa de Educação Empreendedora, em 2013, por exemplo, são algumas das principais ações de incentivo desenvolvidas pela instituição.

Até hoje, cerca de 200 mil professores receberam formação do Sebrae, com embasamento de empreendedorismo, proporcionando a difusão de soluções da entidade para quase 9 mil instituições de ensino. Realizada em 2019, a primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora alcançou 1.269 inscrições.

Apoio do Porvir
Além do conteúdo que você acompanha em www.porvir.org, o Porvir também executa projetos especiais em parceria com outras instituições. No Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o Porvir foi responsável por elaborar documentos com as diretrizes e orientações para a realização do Prêmio e ainda vai apoiar o processo de avaliação e gestão da iniciativa. “A iniciativa de reconhecer práticas de educação empreendedora é muito conectada com o propósito do Porvir de apoiar a transformação na educação. Estar junto com o Sebrae nesse Prêmio faz todo o sentido para os nossos objetivos”, afirma Tatiana Klix, diretora do Porvir.

Como exemplos recentes dessa atuação, estão as plataformas Nosso Ensino Médio e Planejador de Aulas.

* Atualizado em 10 de setembro com novo prazo de inscrição


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, empreendedorismo, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino técnico, participação dos estudantes

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x