Porvir e Fundação FHC anunciam selecionados para programa de mentoria  - PORVIR
Crédito: iStockPhoto

Inovações em Educação

Porvir e Fundação FHC anunciam selecionados para programa de mentoria 

por Redação ilustração relógio 13 de junho de 2024

Com propostas criativas e conectadas com desafios das suas comunidades, cinco professores foram selecionados para participar da primeira edição da mentoria “Do plano à prática! – Democracia e participação na escola”, que recebeu 115 inscrições em 23 estados do país.

Promovido pelo Instituto Porvir e pela Fundação FHC, o programa tem o objetivo de apoiar cinco professores do ensino médio da rede pública a implementar projetos para fortalecer a democracia e a participação na escola.

Durante o programa de mentoria, que será realizado entre os dias 13 de junho e 10 de outubro, os professores irão participar de sete encontros formativos online coletivos e duas sessões de mentoria individual com as educadoras e consultoras pedagógicas, Renata Salomone e Heloize Charret.

Além de aprofundar seus conhecimentos sobre fundamentos e estratégias de aprendizagem baseada em projetos, os educadores selecionados terão acompanhamento pedagógico para estruturar, implementar e sistematizar um projeto inspirado em um dos três roteiros pedagógicos produzidos pelo Porvir, em parceria com a Fundação FHC:

Os selecionados também irão receber uma bolsa de R$ 1.000 para apoiar o desenvolvimento de atividades do projeto.

Conheça os cinco educadores selecionados no Programa Do plano à prática! – Democracia e participação na escola: 

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos 
Escola: Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário
Cidade: Tobias Barreto (SE)
Projeto: Criar espaços de discussão e reflexão sobre os estereótipos relacionados às mulheres, promovendo conversas sobre seus papéis sociais, seus processos identitários e os espaços que ocupam em diferentes esferas do poder público. 

Warly Arthur Borges Aquino 
Escola: Colégio Estadual Cônego Trindade
Cidade: São João da Paraúna (GO) 
Projeto: desenvolver o protagonismo dos estudantes através de ações teóricas e práticas para conscientizar a população de São João da Paraúna sobre a importância e urgência da preservação do Cerrado. 

Aline Gabriela Graciano Vieira 
Escola: Escola Estadual Peixoto Gomide
Cidade: Itapetininga (SP)
Projeto: Recuperar e preservar os ribeirões do Chá e dos Cavalos, no município de Itapetininga (SP), unindo esforços da Secretaria Ambiental e da comunidade local para implementar práticas sustentáveis e conscientizar sobre a importância da biodiversidade. 

Adélya Elisa Vicari Pires 
Escola: Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna  
Cidade: Ponte Nova (MG) 
Projeto: Além de educar os estudantes sobre a importância da saúde mental, o projeto tem o objetivo de engajar a turma na construção de um ambiente escolar mais saudável e consciente. Nesse percurso, a turma também irá investigar as responsabilidades governamentais e sugerir soluções práticas. 

Gessiana Paiva Costa  
Escola: Escola Estadual Professora Eliana de Freitas Morais 
Cidade: Manaus (AM) 
Projeto: Explorar o papel das mulheres na história e sua contribuição para a busca contínua pela equidade de gênero. Ao longo do projeto, os alunos serão incentivados a examinar criticamente o legado das mulheres em diferentes contextos e a refletir sobre como essas histórias podem inspirar ações em direção a um mundo mais justo e igualitário.


TAGS

educação democrática

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x