Porvir é parceiro do Instituto Ayrton Senna em pesquisa sobre motivação - PORVIR
Crédito: Olga Ignatova/iStockPhoto

Blog

Porvir é parceiro do Instituto Ayrton Senna em pesquisa sobre motivação

por Redação ilustração relógio 13 de setembro de 2021

Engajar e motivar estudantes a terem vontade de aprender e se comprometerem com os seus estudos e projetos de vida é um desafio encontrado por muitos educadores. Após a pandemia e o isolamento social, somados aos demais desafios do século 21, essa tarefa tem se tornado ainda mais desafiadora para os educadores. Para buscar entender quais são os desafios e oportunidades encontrados por professores brasileiros neste quesito, o Instituto Ayrton Senna se uniu ao Porvir para realizar uma pesquisa informal sobre como os educadores enxergam o tema motivação na escola e o que já têm feito, e que tipo de apoio têm recebido, para levar este desenvolvimento aos seus estudantes.

Para entender a visão dos professores sobre motivação, gerando insumos e informações que poderão basear ações de educação e comunicação do Instituto, a pesquisa informal será realizada nos stories do perfil do Instagram das duas organizações (@porvir_ e @institutoayrtonsenna), tendo grande potencial de alcance de professores e gestores de todo o país. Após gerado o relatório de resultados nas redes sociais, organizado pelo Porvir, será realizado um grupo focal com educadores, que poderão compartilhar suas percepções sobre o tema.

As postagens, que oferecerão aos internautas alguns conhecimentos sobre motivação, investigará como os educadores conseguem identificar a motivação ou a falta dela nos seus estudantes, que tipo de ações de engajamento promovem para contribuir com o engajamento e como a formação docente e o apoio institucional de gestores e sistemas de ensino têm contribuído para que este desenvolvimento seja levado adiante. Após a realização da pesquisa e consolidação de resultados, o Instituto Ayrton Senna e o Porvir publicarão reportagens temáticas sobre os achados.

Comprometido com o compartilhamento de conhecimentos que apoiem o desenvolvimento de crianças e jovens, o Porvir foi escolhido pelo Instituto Ayrton Senna como parceiro nessa empreitada devido à sua proximidade com educadores. O Porvir é a principal plataforma de jornalismo e inteligência sobre inovações educacionais do Brasil. Além de produzir reportagens e conteúdos desde 2012, também desenvolve ferramentas de pesquisa e inteligência para apoiar professores, gestores educacionais e empresas de educação. Esta parceria faz parte dos esforços do Instituto Ayrton Senna em disseminar o tema Motivação, fundamental para a superação das defasagens de aprendizagem geradas pela pandemia, para a diminuição da evasão escolar e engajamento dos estudantes com sua trajetória escolar e projeto de vida.

Conheça o aplicativo Motivação+, que oferece uma jornada de aprendizagem que impulsiona a motivação do estudante e pode ser utilizado como ferramenta pedagógica por educadores:


TAGS

pesquisas, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x