Porvir lança cobertura especial para apoiar aprendizado de estudantes durante pandemia do coronavírus - PORVIR
Crédito: Katrinaku / iStockPhoto

Blog

Porvir lança cobertura especial para apoiar aprendizado de estudantes durante pandemia do coronavírus

Com apoio de parceiros, serão produzidos conteúdos com orientações, ferramentas e casos práticos para ajudar gestores educacionais, professores e famílias

por Redação ilustração relógio 19 de março de 2020

A suspensão das aulas no Brasil e no mundo em consequência da pandemia do coronavírus é uma situação sem precedentes e que traz desafios até agora desconhecidos para gestores educacionais, professores, estudantes e famílias. Nos últimos dias, ouvimos relatos de escolas procurando soluções para manter seus estudantes aprendendo, professores assustados com a demanda de promover aulas online e famílias com muitas dúvidas sobre como apoiar crianças e adolescentes a estudar em casa sem que eles fiquem entediados ou distraídos demais com a nova rotina. Também tivemos contato com representantes de secretarias de educação, que correm contra o tempo para criar condições para implementar atividades de ensino à distância.

O Porvir, ao longo da sua trajetória, já contou centenas de histórias de professores inovadores e preparou materiais para inspirar e orientar transformações nas escolas. Trabalhamos para que todas as crianças e jovens possam se desenvolver de forma integral e que a educação se conecte com suas características e desafios.

Neste momento, esse objetivo se traduz em garantir que estudantes possam continuar aprendendo e se desenvolvendo em casa. Por isso, assumimos o compromisso de investigar e aprender e junto com educadores, gestores, famílias, empreendedores, organizações sociais e pesquisadores como inovar para promover uma aprendizagem significativa, mesmo com as escolas e universidades fechadas.

Desde o começo da semana, todos os nossos esforços estão concentrados em oferecer conteúdos gratuitos para apoiar gestores, educadores e famílias a adaptar suas práticas e fazer um bom uso da tecnologia para promover o ensino à distância. Nossa cobertura especial Educação em tempos de Coronavírus terá conteúdos orientadores, indicações de recursos e casos práticos publicados diariamente no nosso portal, além de recomendações de leituras postadas nas redes sociais e discussões sobre dúvidas de educadores promovidas em canais online, como podcasts e webinários.

Encontrar respostas para o enorme desafio imposto pela nova rotina não é uma tarefa para ser ser realizada individualmente. Por isso, já nos unimos ao Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) para sistematizar e produzir conteúdos focados em ajudar secretarias de educação a planejarem suas ações. Também vamos oferecer podcasts em parceria com o Papo de Educador, com dicas para escolas e professores. Nos próximos dias, outros parceiros se juntarão a essa iniciativa e gostaríamos de convidar todos vocês, que têm experiências para compartilhar ou ainda estão em busca de soluções, a colaborar com esta cobertura. Boas práticas ou problemas ainda não resolvidos são bem-vindos!

Vamos juntos? Esperamos seus comentários pelo e-mail contato@porvir.org.


TAGS

coronavírus, educação online, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x